Tools

You are here: Home » NOTÍCIAS » CAPIM GROSSO » Promotora de Justiça de Capim Grosso muda a história do Ministério Público em dois anos de trabalho
Quarta, 13 Nov 2019

 

Promotora de Justiça de Capim Grosso muda a história do Ministério Público em dois anos de trabalho


A promotora de Justiça de Capim Grosso, Dra. Cintia Campos, está em sua segunda Comarca. Seus primeiros anos de trabalho como representante do Ministério Público foram desenvolvidos na cidade de Poções, hoje com população estimada pelo IBGE/2019, em 46.871 habitantes. Distante 63 km para Vitória da Conquista, a principal cidade da região, o povo de Poções tem como característica na área de segurança pública, buscar seus direitos em forma de manifestação, característica que chamou a atenção de Dra. Cintia Campos, que sempre cita a cidade como referência para a sua carreira.

Transferida para Capim Grosso, em Outubro de 2017, Dra. Cintia Campos chegou para atuar em uma Comarca, que passou mais de quatro anos sem juiz titular, dentre outras situações enfrentadas pelo Judiciário em Capim Grosso, mas com muito trabalho, determinação e compromisso com a missão de fazer história na cidade de muitos desafios no âmbito do judiciário, que acumula centenas de processos e ações civis.

Na entrevista gravada no final da manhã dessa quinta-feira, 10 de Outubro, na sala de trabalho da Promotora, Dra. Cintia falou sobre a diminuição dos atos de violência em Capim Grosso, tendo por base o ano assustador de 2018, com registro de 21 mortes. “Com base nos acontecimentos de 2018, eu comecei a contabilizar através de relatos de pessoas, que a violência em Capim Grosso estava causando pânico na vida da população. Com início de um trabalho específico em parceria com a Polícia Militar/91ª CIPM, na pessoa do Major Medeiros, os resultados, isso depois de muito trabalho, começaram a refletir positivamente na vida da população agora em 2019, ano que registrou até aqui 12 homicídios e três tentativas de assassinato”, colocou Dra. Cintia, informando ainda que mesmo registrando mudança no comando da Polícia Militar, com a saída do Major Medeiros, e a chegada do Major Antônio Teixeira, proveniente da cidade de Riachão do Jacuípe, 90ª CIPIM, a sintonia entre Ministério Público e Polícia Militar continua a mesma e que o trabalho não pode parar. “O trabalho que vem sendo realizado em combate a violência em Capim Grosso, já registrou: duas pessoas presas por roubo, nove pessoas presas por homicídio, o crime contra a vida; doze pessoas presas por tráfico de drogas e dezessete pessoas por envolvimento ao crime organizado”, pontou Dra. Cintia.

Dra. Cintia Campos falou também sobre o atendimento que é oferecido às segundas-feiras, pelo Ministério Público, à população de Capim Grosso, Quixabeira e São José do Jacuípe. “Eu lembro quando você Arnaldo esteve aqui na minha sala, logo nos primeiros dias da minha chegada, você me perguntou se o Ministério Público estaria de portas abertas para a população, eu respondi que o Ministério Público tem como razão para sua existência o povo. São várias demandas tratadas pela população, mas que tem contribuído e muito para consolidar o trabalho que tem como meta envolver a sociedade”, disse Dra. Cintia.

A eleição do Conselho Tutelar de Capim Grosso, com realização no domingo, 06 de Outubro, no Colégio Tarcilia Evangelista de Andrade, compôs também a entrevista de 45 minutos de conversa. Para a promotora, uma eleição dentro do combinado, apesar de algumas situações, mas o CMDCA, com o seu acompanhamento pode consolidar o processo. Quanto a nova fase do Conselho Tutelar de Capim Grosso, Dra. Cintia falou que a expectativa é a melhor possível e que o trabalho do Conselho Tutelar é de vital importância para a vida da população, em especial tudo que envolve o bem estar das crianças e adolescentes.

Outro assunto que fez parte da entrevista de grande destaque na programação da Transamérica Hits, teve por tema a grande quantidade de cães perambulando nas ruas da cidade. “A responsabilidade dessa situação de cunho ambiental é de toda a população, mas o poder público tem um papel dos mais importantes nesse processo de buscar com a população uma solução para esse problema. Confesso que o Ministério Público ainda não foi provocado sobre essa situação, mas com as demandas sendo registradas certamente nos pronunciaremos”, disse a promotora que comentou também sobre a morte de animais da Caprinovionocultura, por conta de ataques de cães, situação que vem atingindo em cheio Capim Grosso e região. “Eu acredito que todo problema para ser resolvido precisa do diálogo e esse não é diferente. Só reunindo a sociedade, poder público, Ministério Público, dentre outras partes para buscar de fato uma solução para o problema”, disse Dra. Cintia, se colocando mais uma vez a disposição da população, no compromisso de trabalhar sempre por dias melhores seja no tocante ao meio ambiente, violência, dentre outras situações, que vem sendo trabalhadas por Dra. Cintia e sua equipe de trabalho, em um período de grandes resultados e que tem contribuído em todos os aspectos para escrever uma nova história do MP – Ministério Público – que tem como principal função: Defesa independente da sociedade e da democracia. O Ministério Público (MP) tem como papel fiscalizar e proteger os princípios e interesses fundamentais da sociedade. Por isso, seu funcionamento é independente de qualquer dos três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. “Na verdade, quem tem que aparecer não sou eu, são os resultados de um trabalho eu tem por objetivo promover a defesa da sociedade”, colocou Dra. Cintia Campos, que no dia 23 de Outubro, completará de fato, dois anos de relevantes serviços prestados à população de Capim Grosso e região.

Texto: Arnaldo Silva. DRT – 2805/BA – Leonardo, servidor do MP.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Para ampliar e fortalecer a vacinação, o Ministério da Saúde estabelece metas para a liberação de recursos. Ao todo, serão R$ 206 milhões disponibilizados aos municípios que atingirem 95% da cobertura vacinal em crianças de 1 a 5 anos A partir de segunda-feira (7), o Brasil inicia nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde, com foco em dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios. “Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, enfatizou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”, explicou o ministro. Para incentivar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde irá disponibilizar R$ 206 milhões que serão destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pela pasta. Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral. Fonte: Ministério da Saúde.

Matéria Especial RepórterBahia.Com

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atualizou para 169 o número de mortes em decorrência do rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho. Mais cedo, a corporação informou que dois corpos foram retirados da lama de rejeitos nos últimos dois dias. Fragmentos de corpos também foram localizados pelas equipes nas últimas horas.

Fonte: Agência Brasil.

www.deolhonoradio.com.br (clique na foto)

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.


http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net