Tools

You are here: Home » NOTÍCIAS » REGIONAIS » Fantasma da tragédia: barragem em Jacobina vai na contramão de Mariana e Brumadinho
Terça, 15 Out 2019

 

Fantasma da tragédia: barragem em Jacobina vai na contramão de Mariana e Brumadinho


Hoje em dia barragem de rejeitos virou sinônimo de medo para a população por causa de duas tragédias no Brasil que tiveram repercussão mundial. No dia 5 de novembro de 2015 acontecia o que seria o maior desastre ambiental do País: o rompimento da barragem de rejeitos do Fundão, localizada na cidade de Mariana, Minas Gerais. Pouco mais de três anos depois, surge uma nova tragédia tão preocupante quanto: o rompimento da barragem de rejeitos da Mina do Feijão, no município de Brumadinho, no mesmo estado. Vivendo com o fantasma desses casos estão outras barragens em todo o Brasil. Não é o caso da barragem de rejeitos da mineradora Yamana Gold, situada em Jacobina, no interior da Bahia.

A maior mina de ouro do Nordeste convive com o medo das comunidades próximas e com a falta de informação, sobretudo, dos veículos de imprensa locais. Na área há duas barragens: B1 e B2. A B1 operou de 1982 até 2010, quando a B2 foi finalizada. A primeira suportou 10 milhões de rejeitos. Agora ela vai ser devolvida ao meio ambiente.

O que diferencia a barragem da Yamana Gold para as demais, principalmente a de Brumadinho e de Mariana é questão da construção: a baiana é revertida a jusante, única no país.

Vamos à explicação: os taludes são as laterais de uma barragem de terra. A lateral que ficará em contato com a água represada é chamada de talude de montante, e a outra lateral, que é a frente da barragem, é chamada de talude de jusante.

“O minério da gente é de ouro. Ou seja, uma tonelada de ouro a gente produz duas gramas, quase 100% do minério a gente considera como rejeito”, explica o responsável pela barragem da Yamana Gold, o engenheiro Lucas Vidal.

A barragem baiana, impermeabilizada com polietileno de alta densidade, é de 70% de material do rejeito underflow, ou seja, composta de partículas mais grossas e mais densas que saem pela parte inferior do ciclone (material de construção dos alteamentos), e 30% é “overflow”, de partículas mais finas e menos densas que saem pela parte superior do ciclone que joga no reservatório.

O monitoramento da barragem é controlado com instrumentos piezômetro, além dos ensaios de laboratórios que ocorrem diariamente. Todo o sistema é controlado por uma central de controle. “Qualquer variação, incidência, a equipe de campo será acionada. Conseguimos acionar sirene dentro da sala de controle”, detalhou Vidal. São quatro sirenes, inclusive uma dentro da barragem. Quem não escutar poderá sentir a trepidação do equipamento. Além do toque, há um informativo que passa à população. As comunidades próximas são instruídas em caso de qualquer incidente. O BN apurou que se ocorrer rompimento, os rejeitos não chegam até o centro de Jacobina.

por João Brandão, de Jacobina/Foto: Evandro Augusto.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Para ampliar e fortalecer a vacinação, o Ministério da Saúde estabelece metas para a liberação de recursos. Ao todo, serão R$ 206 milhões disponibilizados aos municípios que atingirem 95% da cobertura vacinal em crianças de 1 a 5 anos A partir de segunda-feira (7), o Brasil inicia nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde, com foco em dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios. “Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, enfatizou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”, explicou o ministro. Para incentivar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde irá disponibilizar R$ 206 milhões que serão destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pela pasta. Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral. Fonte: Ministério da Saúde.

Matéria Especial RepórterBahia.Com

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atualizou para 169 o número de mortes em decorrência do rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho. Mais cedo, a corporação informou que dois corpos foram retirados da lama de rejeitos nos últimos dois dias. Fragmentos de corpos também foram localizados pelas equipes nas últimas horas.

Fonte: Agência Brasil.

www.deolhonoradio.com.br (clique na foto)

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.


http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net