Tools

You are here: Home » NOTÍCIAS » REGIONAIS » Reunião do Consórcio da Bacia do Jacuípe coloca em pauta problemática de cães que tomam conta das cidades da região, com citação ainda para mortes de animais da Caprionvinocultura
Quinta, 23 Jan 2020

 

Reunião do Consórcio da Bacia do Jacuípe coloca em pauta problemática de cães que tomam conta das cidades da região, com citação ainda para mortes de animais da Caprionvinocultura


O vereador Nanal Vilas Boas, juntamente com Nilda e Rubenir, representantes da ACAPA – Associação Capimgrossense de Proteção aos Animais – participaram do JORNAL TRANSAMÉRICA COM ARNALDO SILVA, de quinta-feira, 19 de Setembro, para falar sobre um bingo que será realizado dia 20 de Outubro, às 15h, no Bar de Arraía, no Bairro Oliveira, tendo como objetivo arrecadar fundos para a realização de mutirões de castração de cães que perambulam pelas Ruas de Capim Grosso, causando sérios transtornos para a própria manada, para a população, dentre outras situações.

Sobre o problema dos cães, assunto que vem sendo bastante cobrado pela população, o vereador Nanal Vilas, que na terça-feira, 17 de Setembro, participou juntamente com o vice-prefeito Frank Neto, de uma reunião do Consórcio da Bacia do Jacuípe, na cidade de Capela do Alto Alegre, onde na oportunidade foi tratado dentre outros assuntos da problemática dos cães de Ruas, com citação ainda para o número de animais da Caprinovinocultura que vem sendo mortos, mediante ataques de cães, em toda a região.

No município de Várzea da Roça, nos últimos 60 dias, um morador relatou ao JORNAL TRANSAMÉRICA COM ARNALDO SILVA, que na comunidade de Chapéu Queimado foi registrado a morte de 38 animais, para um total de mais de mil animais mortos, em apenas um município do Território da Bacia do Jacuípe, informação passada por Juarez Oliveira, do SETAF, com sede na cidade de Riachão do Jacuípe, de citação por parte de um secretário correspondente ao citado município. “O assunto é grave e medidas de combate aos ataques, bem como a proteção desses animais, incluindo os cães, precisam ser trabalhadas pelos municípios”, pontou o coordenador.

Para o vereador Nanal, autor por exemplo de um requerimento, a partir de agora a tendência é que os municípios passem a ter uma preocupação a mais sobre os cães e a morte de animais da Caprinovinocultura, para evitar que mais prejuízos sejam registrados”, disse o edil.

Para Rubenir e Nilda, o trabalho em torno da castração vai ajudar a resolver muitos dos problemas que vem sendo registrados, entendendo ainda que é preciso haver um pouco de conscientização por parte da comunidade, diante do grande desafio de mudar essa situação em toda a cidade. “No Bairro Vicente Ferreira mesmo, eu me deparei com problemas gravíssimos de cães doentes pelas Ruas, filhotes, dentre outras situações”, contou Rubenir.

“Esperamos contar com o apoio da população no bingo que vamos realizar”, disse Nilda, com relatos ainda que os comedores e bebedouros é mais uma ação de proteção e cuidados com os cães e que ela não vê que essa ação contribua para aumentar o número de cães nas Ruas, como disse Aureliano Eletricista em participação por telefone, no mesmo programa.

A Bahia registra de acordo com Juarez Oliveira, do SETAF, 175 mil ovinos, para um total de 38 mil caprinos, o que coloca a Bahia na liderança de Caprinos, ovinos e também alevinos, em todo o Brasil. “Com esse destaque, ficamos na obrigação de resolvermos esse problema”, citou o coordenador do SETAF.


Texto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA – Fotos: Rubenir/Fotos carneiros: Vereador Nego do Lajedo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Para ampliar e fortalecer a vacinação, o Ministério da Saúde estabelece metas para a liberação de recursos. Ao todo, serão R$ 206 milhões disponibilizados aos municípios que atingirem 95% da cobertura vacinal em crianças de 1 a 5 anos A partir de segunda-feira (7), o Brasil inicia nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde, com foco em dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios. “Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, enfatizou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”, explicou o ministro. Para incentivar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde irá disponibilizar R$ 206 milhões que serão destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pela pasta. Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral. Fonte: Ministério da Saúde.

Matéria Especial RepórterBahia.Com

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atualizou para 169 o número de mortes em decorrência do rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho. Mais cedo, a corporação informou que dois corpos foram retirados da lama de rejeitos nos últimos dois dias. Fragmentos de corpos também foram localizados pelas equipes nas últimas horas.

Fonte: Agência Brasil.

www.deolhonoradio.com.br (clique na foto)

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.


http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net