Tools

You are here: Home » NOTÍCIAS » REGIONAIS » Deu bode na educação de Quixabeira; secretária Gilvanda explica situação dentre outras queixas
Quinta, 23 Jan 2020

 

Deu bode na educação de Quixabeira; secretária Gilvanda explica situação dentre outras queixas


Deu bode na educação de Quixabeira, cidade de 8.990 pessoas, de acordo com estimativa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – de 2018. O fato foi registrado por volta do meio dia desta quinta-feira, 25 de Julho, em frente ao Centro Educacional Edvaldo Lopes, na sede do município.

O flagrante de um bode no porta-malas de um Veraneio de placa encoberta pela frase: HELP ME! Tomou conta das redes sociais, sites e blogs da região, com extensão para emissoras de rádio; situação que deixou a gestão do prefeito Reginaldo Sampaio, MDB, um tanto desconfortável perante a opinião pública.

Ainda sobre a foto do animal que aparece no registro feito por algum morador da cidade, é possível identificar que o animal de chifre pertence a Capriovinocultura, com registro ainda de alunos adentrando ao veículo contratado por uma empresa que presta serviço ao município de Quixabeira.

A foto bastante comentada pela população, principalmente nas redes sociais, chegou também ao conhecimento da secretaria Gilvanda, que conversou via WhatsApp com o REPORTERBAHIA. “Quando recebi essa foto hoje eu fiquei indignada, porque não é recomendação nem da gestão, nem da empresa responsável pelo transporte escolar esse tipo de situação”, respondeu Gilvanda sobre o tal bode colocado no porta malas, ou se o leitor preferir pode chamar também de bagageiro.  E disse mais a secretaria da Educação de Quixabeira, que chegou a anunciar em entrevista ao JORNAL TRANSAMÉRICA COM ARNALDO SILVA, que estaria deixando o cargo, por conta de compromissos profissionais, com o município de Várzea da Roça, mas segundo a mesma um acordo firmado entre a gestão de Várzea da Roça e o prefeito Reginaldo Sampaio, MDB, deu condição para permanece-la no cargo. “Entrei em contato com a empresa e eles vão tomar todas as providências em torno do incidente”. E disse mais: “Não aceito isso nem enquanto gestora, nem tão pouco como mãe”, colocou Gilvanda zangada com a situação.

Sobre o comportamento da oposição frente ao fato, a secretaria disse: Eles não têm o que falar da gestão, aí quando surge uma situação assim, eles se apoderam”, colocou Gilvanda. Ainda sobre o tal bode flagrado no bagageiro do Veraneio a secretaria disse ainda: “Sei que esse caso foge do nosso controle, mesmo orientado e explicando as coisas, mas tem gente que em determinados momentos acaba perdendo a noção das coisas, mas estamos firmes na luta para resolver o que for necessário em torno da melhor educação para Quixabeira”, disse Gilvanda.

A respeito da cobrança feita por professores sobre o ônibus considerado inadequado para o transporte de profissionais que trabalham no Povoado de Baixa Grande, a secretaria explicou: “Nós estamos enfrentando um grave problema no tocante aos ônibus que prestam serviços ao município de Quixabeira, quanto ao comportamento de determinados alunos, que lamentavelmente acabam danificando os nossos ônibus e no caso desse ônibus que gerou a reclamação, o transporte tinha passado por concertos e foi colocado para transportar os professores. Ainda sobre o problema que tem nos inquietado bastante em relação ao mal comportamento de alunos, nós estamos trabalhando para combater os prejuízos que vem sendo registrados com o uso de câmeras”, explicou Gilvanda.

Outro assunto que envolve ainda a educação do município também foi tratado na conversa com a secretaria. Trata-se do transporte da merenda escolar conforme fotos tiradas no interior de um ônibus, quando na verdade deveria fazer uso de um transporte apropriado para tal fim; (Informações que a merenda seria utilizada por alunos de Baixa Grande), a secretaria explicou que essa situação já foi resolvida e que de fato o município dispõe de um transporte adequado para a condução da merenda escolar, explicou Gilvanda.

Quem também conversou com o REPORTERBAHIA sobre o bode e a merenda sendo transportada em um ônibus, foi a vereadora Glassigleide. “Aqui tem um carro apropriado para esse serviço que a administração passada comprou e plotou para tal serviço, mas tiraram a plotagem e o que aparenta que esse veículo é utilizado para diversos serviços, além do transporte de alimentos”, colocou a vereadora informando ainda que vai averiguar de perto a situação em questão.

Sobre o bode flagrado nesta quinta-feira, 25, no bagageiro do Veraneio, ao lado de uma unidade de ensino, a edil disse que ficou sabendo do fato no período da tarde e que vereadores irão tomar as decisões cabíveis em torno do acontecido.

Como parte final da reportagem, o REPORTERBAHIA traz matéria explicando que: Veículos só podem ser usados para transportar estudantes. A matéria é de 2013; estamos em 2019 e parece que as recomendações do MEC – Ministério da Educação, com participações de setores da referida pasta quanto ao uso adequado do Transporte Escolar ainda passam longe de gestões Brasil a fora. Confira a matéria clicando no link e tirando todas as dúvidas em torno do assunto:

https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/area-de-imprensa/noticias/item/5041-ve%C3%ADculos-s%C3%B3-podem-ser-usados-para-transportar-estudantes


Texto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA – Fotos: redes sociais, com envio de leitores ao REPORTERABHIA, a notícia com responsabilidade.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Para ampliar e fortalecer a vacinação, o Ministério da Saúde estabelece metas para a liberação de recursos. Ao todo, serão R$ 206 milhões disponibilizados aos municípios que atingirem 95% da cobertura vacinal em crianças de 1 a 5 anos A partir de segunda-feira (7), o Brasil inicia nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde, com foco em dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios. “Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, enfatizou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”, explicou o ministro. Para incentivar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde irá disponibilizar R$ 206 milhões que serão destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pela pasta. Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral. Fonte: Ministério da Saúde.

Matéria Especial RepórterBahia.Com

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atualizou para 169 o número de mortes em decorrência do rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho. Mais cedo, a corporação informou que dois corpos foram retirados da lama de rejeitos nos últimos dois dias. Fragmentos de corpos também foram localizados pelas equipes nas últimas horas.

Fonte: Agência Brasil.

www.deolhonoradio.com.br (clique na foto)

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.


http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net