Tools

You are here: Home » BAHIA » Faleceu em Juazeiro da Bahia o João Batista do Sertão
Sexta, 19 Abr 2019

Faleceu em Juazeiro da Bahia o João Batista do Sertão


Faleceu na manhã desta sexta-feira, 01 de janeiro, na cidade de Juazeiro da Bahia, o Pastor Valdemir Luiz dos Santos, conhecido no sertão da Bahia, dentre outras regiões do Nordeste, como Pastor Valdemir, na verdade o João Batista do Nordeste, um homem que durante toda a sua vida se dedicou à pregação do evangelho, abertura de igrejas e o cantar sempre de lindos hinos do cantor cristão, não em formato de show, mas de adoração e contrição ao Deus que fez do Pastor Valdemir um exemplo a ser seguido, tendo como parceiros fieis durante longas décadas a sua sanfona e a sua amada esposa, a senhora Carmita, dona de uma das vozes mais brilhantes da história da música cristã no Nordeste.

O corpo do pastor Valdemir estará sendo velado em dois locais da cidade de Juazeiro da Bahia, cidade que ele transformou assim como muitas outras em um palco para a realização de grandes trabalhos evangelísticos e momentos memoráveis do evangelho na cidade que tem como cartão postal as águas abençoadas do velho chico. Na sexta-feira, das 14 às 13h de sábado, 02 de fevereiro, o corpo do mesmo estará no SAF e no sábado, 03, das 13 às 16h no templo da Igreja Batista Central, na Avenida Sete de Setembro, com sepultamento no Cemitério do Juazeiro 8, em Juazeiro, informou Pastor Van Carlos, filho do pastor Valdemir.

O REPORTERBAHIA teve acesso a biografia do João Batista do Sertão através de publicações na rede social da ASBAN – Associação Batista Noroeste - instituição que o pastor Valdemir serviu durante décadas e passou a ser uma das maiores referências na história dos Batistas.

Confira a Biografia do Pastor Valdemir:

Valdemir Luiz dos Santos nasceu em Sertânia (PE) em 25 de abril de 1930. Filho de pais presbiterianos Horácio Luiz dos Santos e Ana Leite dos Santos, deu os seus primeiros passos naquela igreja com o reverendo José Martins Ferreira.

Aos oito anos de idade, ainda sem converter-se, começou a aprender música com o mestre Campêlo da cidade de Sertânia, chegando a tocar saxofone na Banda Musical 6 de Junho. Como membro da “Orquestra Sertânia Jazz,” viajava muito e tinha bastante prestígio, sempre pensando que a fama era tudo. Um dia, quando tocava uma festa carnavalesca no Clube 32 do Livramento em Vitória do Santo-Antão (PE), no intervalo da festa, já um pouco embriagado, sentado na calçada do clube, ouviu um hino de um alto falante que dizia “oh quantas vezes te chamei e tu quebraste minha lei, mais fiador teu eu fiquei, segue-me, vem segue-me. ” Naquele momento começou, um capitulo diferente na sua vida com sua conversão e chamada para o ministério.

Em 1946, casou-se com Maria Carmita Santos, que, nessa época, era presbiteriana e, juntamente com a sua sogra, ajudaram muito para que ele deixasse a vida mundana. No entanto, foi o missionário americano Dr. Johnson que o levou para a Igreja Batista. Maria Carmita lhe deu três filhos: Ana, Nancy e Solange. O casal adotou ainda Van Carlos, que abraçou a Causa de Jesus como Pastor Batista.

Em 1952, por motivo de doença, foi aposentado do serviço público onde trabalhava e sendo obrigado a deixar a orquestra. Mudou-se para Recife (PE) e foi trabalhar num escritório de contabilidade, passando a freqüentar a Igreja Batista da Concórdia, do Pastor José Almeida Guimarães.

Em 1956, recebeu um bilhete de Amaro Alves de Lima, que o convidava para trabalhar como evangelista no campo da Igreja Batista de Arcoverde, município do Sertão do Estado de Pernambuco. Amaro estava deixando o campo para ir estudar no seminário em Recife. Valdemir deixou tudo para atender ao chamado do campo evangelistico da Igreja de Arcoverde, trocando um salário de 10.000 cruzeiros por 3.000 cruzeiros.

No seu primeiro trabalho como evangelista da Congregação Batista do município de Pedra (PE), com três filhos, durante quatro anos, visitou a região com sua esposa, abrindo vários pontos de pregação, de bicicleta, a pé e, posteriormente, de moto, dando assistência a mais de dez fazendas e povoados. Certa ocasião, quando foi pregar o evangelho na cidade “muito carola” de Alagoinhas (PE), Valdemir, sua esposa e alguns crentes foram enxotados com pedras e cacetetes pelas beatas, alunos e desocupados. Posteriormente, com a ajuda do Pastor Israel Guerra e outras pessoas, as pregações foram, então, realizadas, e hoje existem na cidade várias igrejas evangélicas como fruto desse trabalho.

Em 1961, foi convidado para trabalhar em Petrolina (PE), Sertão do São Francisco. No mesmo ano, a pedido da igreja, foi consagrado como Pastor na Igreja Batista da Concórdia em Recife (PE), em12 de dezembro de 1961.

No período em que esteve em Petrolina de 1961 a 1968, construiu o primeiro templo batista da cidade e comprou o terreno para construção do templo no bairro da Areia Branca. Construiu, ainda, os templos das congregações de Lagoa Grande (PE), Casa Nova e Queimadas na Bahia e do distrito de Vermelhos (PE). No Sertão baiano, iniciou o trabalho evangélico e organizou congregações nos municípios de Remanso, Pilão Arcado, Santana do Sobrado e nas localidades de Icó, Ouricuri, Guanhães e Itamotinga, no município de Afrânio em Pernambuco e no Sertão do Piauí. No mesmo período, criou, a Fundação Evangélica do Vale do São Francisco-FEVASF, fundou o Ginásio Evangélico (depois Colégio Polivalente) em Petrolina (PE) e implantou o Programa Repórter Evangélico na rádio de Juazeiro (BA). No trabalho missionário, o pastor Valdemir sempre viajava de motocicleta pelos caminhos tortuosos e perigosos do sertão.

Nos anos de 1968 a 1973, pastoreou a 1ª Igreja Batista de Juazeiro (BA) e construiu o seu templo. Nessa época, foi, também, Pastor Interino da Igreja Batista de Sião em Senhor do Bomfim (BA). Durante o seu pastorado em Juazeiro, organizou e pastoreou a Congregação e a Igreja Batista em Sobradinho (BA), construindo o seu templo.

Convidado para trabalhar como Pastor na 1ª Igreja Batista em Palmares (PE), serviu a Causa do Nosso Senhor Jesus Cristo naquela igreja, nos anos de 1973 a 1976, trabalhando como um missionário evangelista em vários municípios da região. Em seguida, no período de 1976 a 1979, foi servir como missionário itinerante na Bahia, onde pregou o evangelho em quase todas as igrejas do Estado.

Convidado para trabalhar como missionário no Estado do Rio Grande do Norte, durante o período de 1980 a 1984, organizou e pastoreou a Igreja Batista de Pirangy em Natal (RN), construindo o seu templo. Pastoreou também a Igreja Batista da Rua Mossoró e reconstruiu o seu templo. No ano seguinte, ficou sem pastorado, servindo A Causa do nosso Senhor Jesus Cristo como pastor visitante em várias igrejas.

Em 1986, foi convidado a exercer o cargo de Promotor da Cruzada Mundial da Literatura na Bahia, onde atuou com sua esposa em todo o Estado até 1992, distribuindo mais de trinta milhões de folhetos.

Chamado por Deus para continuar na Bahia, foi Pastor da Igreja Batista de Sião em Senhor do Bomfim (BA), de 1993 a 1998. Após esse período, dedicou-se à atividade de pastor visitante da localidade de Guanhães em Juazeiro (BA).

Pastor Valdemir foi um dos Presidentes da Convenção de Pernambuco, Presidente da Associação Nordeste e Presidente da Ordem de Pastores, Seção Regional. Além disso, é um exímio músico. Toca acordeão, teclado, sax e clarinete e, recentemente, gravou um CD com sua esposa.

O pastor pioneiro, construtor de templos e de vidas, encontra-se em Guanhães, distrito de Juazeiro (BA), desde 2003, pastoreando sua igreja juntamente com o seu filho, Pastor Van Carlos. O obreiro incansável fundou a congregação e a igreja, construiu o seu templo, continuando o seu trabalho no Sertão, como exemplo vivo de verdadeiro missionário de Jesus Cristo.

Biografia baseada em informações do Pastor Valdemir

Matéria: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA – Fotos: Divulgação ASBAN e Arnaldo Silva.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Na Venezuela, venda de carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade em necrotérios A carne está apodrecendo por causa de problemas na infraestrutura da Venezuela. Os cortes de energia constantes são alvo de manifestações frequentes. Nem aqueles que morrem escapam da crise. Necrotérios têm dificuldade para manter os corpos refrigerados. BBC News Brasil Publicado em 16 de out de 2018. Vídeo do rompimento da barragem de Brumadinho é divulgado; veja Novo vídeo mostra momento exato de rompimento de barragem em Brumadinho Um vídeo divulgado nesta sexta-feira (1º) pela TV Globo mostra o momento exato do rompimento da baragem em Brumadinho, Minas Gerais, no último dia 25. A tragédia deixou 110 mortos, até a última lista divulgada pelas autoridades mineiras. Ainda há 238 desaparecidos. As imagens são do circuito interno e mostram o horário de 12h28. É possível ver uma espécie de "implosão", com o chão desaparecendo rapidamente. Da Redação - redacao@correio24horas.com.br - Vídeo: Rádio BandNews FM/Reprodução: Metro 1.

Matéria Especial RepórterBahia.Com

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atualizou para 169 o número de mortes em decorrência do rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho. Mais cedo, a corporação informou que dois corpos foram retirados da lama de rejeitos nos últimos dois dias. Fragmentos de corpos também foram localizados pelas equipes nas últimas horas.

Fonte: Agência Brasil.

www.deolhonoradio.com.br (clique na foto)

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.


http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net