Tools

You are here: Home » BAHIA » Em votação dentro do roteiro, Rui sai com mais vitórias do que a simples reeleição
Quarta, 22 Mai 2019

Em votação dentro do roteiro, Rui sai com mais vitórias do que a simples reeleição


Acabou a festa da democracia de 2018. Pelo menos para os políticos baianos. Como previsto, o governador Rui Costa (PT) foi reeleito com uma ampla maioria de votos, com cerca de 76% dos votos. E o “time” dele, como usualmente o grupo político costuma chamar, foi eleito completo: Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD) garantiram as respectivas vagas ao Senado. Ou seja, tudo dentro do roteiro. No entanto, no plano federal, ainda haverá disputa entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) para ver quem chega ao Palácio do Planalto.

E, iniciada a reflexão pós-urnas, é possível avaliar que Rui Costa foi um dos grandes vitoriosos das eleições de 2018. Foi o petista com maior quantidade de votos do Brasil: quase 5 milhões. Proporcionalmente, teve um percentual menor que o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também reeleito em primeiro turno. Porém, além de ter garantido a própria eleição e ajudado para que Wagner e Coronel chegassem ao Senado, o petista baiano obteve a mais expressiva votação de Haddad em todo o país. Aqui, o candidato do PT ao Planalto obteve quase 60% dos votos, sendo relevante para que Bolsonaro não conseguisse vencer em 1º turno.

Rui encerrou a campanha eleitoral pedindo “humildade”. Foi o tom cauteloso adotado por ele em diversos momentos. E deve ser o tom mantido por ele para tentar manter os níveis de votação de Haddad entre os baianos. O PT precisa do empenho dos aliados nordestinos para minimizar os efeitos de Bolsonaro no Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Ao pregar humildade, o governador sinaliza estar disposto ao diálogo, inclusive com os adversários políticos na Bahia – algo improvável, porém fechar portas não é interessante no atual contexto.

O próprio Haddad utilizou a estratégia de abrir conversas com adversários. Citou nominalmente Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL) e Marina Silva (Rede) após telefonar para os três em meio ao resultado das urnas. A ideia de coalização “democrata” será o principal trunfo utilizado pelo petismo para tentar vencer o adversário.

Já o capitão do PSL iniciou o discurso criticando o sistema eleitoral brasileiro, ao apontar a hipótese de fraude nas eleições. Também nada fora do roteiro programado. Bolsonaro repetiu o discurso durante todo o processo eleitoral e, ao longo do dia, foram diversos os momentos em que aliados atacaram as urnas eletrônicas. Na avaliação do candidato, se não houvesse problemas nas votações, ele estaria eleito em primeiro turno. Até o dia 28 de outubro, não sobrarão oportunidades para ouvirmos tais críticas.

LEGISLATIVO

Ainda dentro do previsto, os eleitos na Bahia para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa da Bahia não mudaram muito no comparativo com as atuais legislaturas. Enquanto em Brasília a renovação ficou em torno dos 35%, para o Legislativo baiano são cerca de 38% de novos nomes para a composição – e a maioria ligada a pessoas já conhecidas na política baiana.

Mas se temos a vitória marcante de Rui de um lado, a derrota ficou para a simbólica saída de alguns caciques baianos dos seus quase tradicionais mandatos. Principalmente na Câmara. Exemplos como José Carlos Aleluia (DEM), Benito Gama (PTB), Antonio Imbassahy (PSDB), Paulo Magalhães (PSD) e José Carlos Araújo (PR) mostram que, mesmo com o roteiro em mãos e anos de experiência, é preciso se adequar às forças políticas caso queira se manter vivo na política.

por Fernando Duarte/Foto: André Carvalho / Ag. Haack / Bahia Notícias.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Ministro nega cortes em universidades e diz que educação básica é prioridade O ministro da Educação, Abraham Weintraub, negou a existência de cortes em recursos das universidades, disse que o foco do governo Bolsonaro está nas creches e no ensino básico e entrou em embates com parlamentares da oposição. Ele foi convocado a falar no Plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (15) para a explicar os contingenciamentos orçamentários nas universidades. A sessão coincidiu com protestos, ocorridos em todos os estados e no Distrito Federal, contrários à diminuição de verbas na educação. Weintraub explicou que o ministério está cumprindo determinações orçamentárias ao contingenciar os recursos. Afirmou ainda que o orçamento da pasta pode ser reforçado por eventuais montantes repatriados de desvios na Petrobras. “Estamos cumprindo a lei. O ministro da Economia, Paulo Guedes, que esteve aqui várias vezes, já explicou que somos obrigados pela Lei de Responsabilidade Fiscal a contingenciar toda vez que a receita não corresponde ao que foi orçado, no ano anterior, pelo Congresso Nacional”, declarou o ministro. Reportagem - Carol Siqueira e Eduardo Piovesan Edição - Marcelo Oliveira/Vídeo: Câmara dos Deputados. Política de Prevenção da Automutilação e Suicídio aguarda sanção presidencial A proposta (PL 1902/2019) que cria a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio foi aprovada pelo Congresso Nacional em 3 de abril. Projeto prevê a notificação obrigatória por escolas, por exemplo, de todos os casos às autoridades sanitárias e aos conselhos tutelares. Se promulgada sem alterações, a proposta será colocada em prática pela União em cooperação com os estados, o Distrito Federal e os municípios. Veja mais na reportagem da TV Senado. Fonte: Agência Senado/Vídeo: TV Senado. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Versão completa em Libras Libras é a sigla para a língua brasileira de sinais, composta de um extenso e complexo repertório de gestos. Em 2002, a Lei 10.436 deu à Libras o status de meio legal de comunicação e expressão. Desde então, escolas, faculdades, repartições do governo e empresas concessionárias de serviços públicos estão obrigadas a providenciar intérpretes para atender aos surdos. A lei faz aniversário em 24 de abril, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Ricardo Westin, da Agência Senado Colaborou: Ana Luísa Araújo Publicado em 25/4/2019 TV Senado - Publicado em 20 de mar de 2019. Senado pode banir sacolas plásticas, canudos e microplástico Alguns estados já proibiram a oferta e uso de objetos plásticos, como sacolas e canudos, mas o Senado estuda aprovar uma lei federal impedindo a fabricação de materiais feitos à base de microplástico — muito usado também pelas indústrias de cosméticos e higiene pessoal. Esse é o conteúdo do PLS 263/2018, que teve origem em uma sugestão legislativa de um cidadão apresentada por meio do Portal e-Cidadania. TV Senado - Publicado em 30 de abril de 2019.

Matéria Especial RepórterBahia.Com

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atualizou para 169 o número de mortes em decorrência do rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho. Mais cedo, a corporação informou que dois corpos foram retirados da lama de rejeitos nos últimos dois dias. Fragmentos de corpos também foram localizados pelas equipes nas últimas horas.

Fonte: Agência Brasil.

www.deolhonoradio.com.br (clique na foto)

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.


http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net