O Conselheiro e Coordenador do Conselho Tutelar de Capim Grosso, Devásio Rios Matos, o popular Veveu, participou entre os dias 10 e 12 de setembro, na cidade de Ilhéus, do 13º Seminário Estadual de Conselheiros Tutelares da Bahia, tendo como foco os 28 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – tendo como amplo debate o papel do Conselho Tutelar na concretização dos direitos da Criança e do Adolescente, com espaço ainda para informações sobre os tramites em torno de adoções de crianças, dentre outras informações que marcaram o evento com a participação de centenas de cidades da Bahia.
Representando o Território da Bacia do Jacuípe, além de Capim Grosso, na pessoa de Veveu estiveram representantes da cidade de Pintadas, sede do Bacia do Jacuípe e Ipirá, cidade sede do NRE – Núcleo Regional de Educação – da rede estadual. “No evento foi colocado a importância do município investir em seus conselheiros, principalmente no tocante a capacitação e aprendizado para que o melhor trabalho venha ser desenvolvido”, disse Veveu, em entrevista ao Jornal Transamérica 2ª edição dessa quinta-feira, 13 de setembro.
Além do aprendizado, de conhecimentos outros, novas amizades, o evento proporcionou ainda para Veveu o certificado de AMIGO DO CONSELHO TUTELAR, que por sinal deixou o coordenador bastante emocionado. “Me arrepiei quando meu nome foi anunciado”, disse Veveu, que foi ainda eleito Secretário Executivo da ACTEBA – Associação dos Conselheiros Tutelares e ex-conselheiros da Bahia. “Uma grande responsabilidade, mas também muito gratificante compor a diretoria da ACTEBA, o que certamente resultará em muitas outras conquistas e realizações em prol de crianças e adolescentes mais felizes e protegidos pelo trabalho que desenvolvemos”, colocou Veveu.
Participaram do evento: Marcus Vinicius Pereira Júnior, Juiz do Estado do Rio Grande do Norte; Sandra Magali Brito Silva Mendonça, Juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ilhéus; Maria Amélia Sampaio Góes, Promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Ilhéus; Ed Sêda, Cientista Social e Edson Seda, Advogado, procurador federal, dentre outros que fizeram do 13º Seminário Estadual de Conselheiros Tutelares da Bahia, um dos grandes marcos em favor das Crianças e Adolescentes da Bahia.
Texto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA – Fotos: Veveu e Arnaldo Silva.