Foi registrado no sábado, 07 de julho, em um prédio na Rua 13 de Maio, Bairro Oliveira, em Capim Grosso, um acidente envolvendo a pessoa de Edivaldo Rodrigues, 63 anos, conhecido por Didi.
De acordo com informações repassadas ao REPORTERBAHIA.COM, o mesmo estava colocando uma bica no citado endereço, quando sofreu um choque através da rede elétrica, tendo como resultado queimaduras que tomaram praticamente todo o seu corpo.
Socorrido para a UPA 24h, no Bairro Novo Oeste, o senhor foi atendido e transferido para o HGE – Hospital Geral do Estado – na capital baiana, onde chegou ainda a passar por cirurgia, mas devido as queimaduras e comprometimento dos rins, o senhor não resistiu aos danos provocados pela descarga elétrica e veio a óbito.
Vale citar ainda que há pouco mais de um ano, outro profissional foi vítima de choque no mesmo prédio, tendo como resultado a sua morte; casos que devem passar pelo crivo das autoridades, já que a grande maioria de profissionais da construção em Capim Grosso, seja em casa ou prédios, trabalham sem nenhum tipo de proteção, desafiando todos os dias a profissão e a vida.
PRINCIPAIS EPIs USADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Capacete de segurança: Usado para fornecer proteção para a cabeça contra impactos causados pela queda de objetos e materiais.
Protetor auditivo tipo plug: Muito usado para controlar a exposição ao ruído.
Protetor auditivo tipo concha: Muito usado para controlar a exposição ao ruído. O preferido pelos profissionais que atuam na betoneira, pois dificulta do plug a entrada de sujeira na audição. (Veja um artigo sobre riscos com o ruído ocupacional e os riscos para a saúde)
Botina de segurança: Fornece segurança para os pés contra perfurações causadas por pregos e outros, proteção contra queda de objetos (bico de aço), evita que o trabalhador seja vítima de escorregões.
Máscara para poeira: Proteção contra poeiras provenientes de corte de tijolos, cerâmicas, etc. Proteção contra o pó proveniente de madeira. (Veja informações sobre proteção respiratória)
Máscara para produtos químicos: Usada por todos os atingidos pelo pó de cimento gerado na betoneira. Muito usada também para proteger contra os químicos na pintura.
Cinto de segurança tipo paraquedista: Indicado para proteção em trabalho em altura. Vale lembrar que trabalho em altura é todo trabalho acima de 2 metros de altura (NR 35.1.2). (Verificar também: NR-35 – Trabalho em Altura)
Luva de raspa: Para proteção em trabalhos onde haja risco de corte ou para trabalhos com risco de lesão. Muito usado no carregamento de ferros e vergalhões.
Luva de látex: Muito usado por pedreiros para evitar contato com cimento, argamassa, etc. O ponto negativo desse EPI é a resistência que é baixa.
Viseira de proteção: Serve para proteção contra partículas em projeção. Muito usado em serras circulares, lixadeiras e policortes.
Óculos de proteção: Serve para proteção contra partículas em projeção.
Tem uma desvantagem perante a viseira. Os lados dos óculos têm pequenos espaços que podem permitir a passagem das partículas.
Filtro solar: Esse não é EPI, mas é muito importante para proteção contra raios solares. Deve ser usado pois as normas de segurança não exigem apenas EPI. Exigem que a empresa promova medidas de segurança, a empresa então, adota a mais indicada.
Com a palavra as autoridades de Capim Grosso, poder executivo, legislativo, judiciário, ministério público.
Texto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA – Foto: Arnaldo Silva. (Meramente ilustrativa).