Tools

You are here: Home » BRASIL » Educação: Novo ensino médio mais atraente
Terça, 23 Abr 2019

Educação: Novo ensino médio mais atraente

O objetivo não é só evitar a evasão escolar, um dos grandes problemas no Ensino Médio, mas tornar o aprendizado mais agradável e capaz de manter o aluno focado, contribuindo para uma educação integral e também poder prepará-lo para o mercado de trabalho ou para o acesso ao Ensino Superior. É o que propõe a Lei 13.415 de fevereiro de 2017, a lei do Novo Ensino Médio, sancionada pelo presidente Michel Temer.

O Novo Ensino Médio segue tendências que acompanham processos de mudanças curriculares e estruturais da organização desta etapa da educação em todo o mundo, a exemplo do que foi feito em países como Portugal, Finlândia, Austrália, Inglaterra, Polônia e México. As mudanças propostas irão tornar o currículo do Ensino Médio no Brasil mais flexível. E, sobretudo, permitir que cada jovem possa seguir o caminho de suas vocações e sonhos, seja para dar continuidade aos estudos no nível superior ou para entrar no mundo do trabalho.

Um dos principais benefícios com a nova metodologia curricular é a possibilidade de o aluno escolher a área em que tem mais interesse, de acordo com cada projeto de vida, por meio dos itinerários formativos que irão complementar o currículo junto com a parte comum a todos- orientada pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, em tramitação no Conselho Nacional de Educação. A nova arquitetura do Ensino Médio vai dar mais liberdade às redes de ensino e escolas sobre o que e como ensinar para desenvolver as competências básicas requeridas pela BNCC.

Outra mudança é a ampliação progressiva na carga horária anual, que hoje é de 800 horas anuais. A lei estabelece o mínimo de cinco anos para que todo o Ensino médio tenha 1.000 horas em cada ano. Língua Portuguesa e Matemática serão disciplinas obrigatórias nos três anos do Ensino Médio, dentro do núcleo comum, independente da área de aprofundamento que o estudante escolher nos itinerários formativos.

Atualização –Considerado um modelo ultrapassado, a atual formatação do Ensino Médio não possibilita, no entender do Ministério da Educação, condições necessárias para que os alunos concluam esta etapa dos estudos com o aprendizado mínimo desejado. Um exemplo claro disso é que nas avaliações do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o Brasil permanece desde 2011 com uma nota de 3,7.

Outro dado preocupante é que 1,7 milhão e jovens de 15 a 24 anos nem estuda, nem trabalha e formam a chamada geração “Nem, nem”, e apenas 18% dos jovens de 18 a 24 anos ingressam no Ensino Superior. Já a taxa bruta de matricula está estagnada em 82% e a taxa liquida não chega a 60%, o que faz com que, aqueles que concluem o Ensino Médio, cheguem ao mercado de trabalho sem qualificação profissional e em atividades de baixa qualificação.

A ideia dos itinerários formativos é dar opção aos alunos. Na modalidade acadêmica, os itinerários podem ter ênfase nas áreas de conhecimento que compõem a parte comum: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Há a possibilidade, também, de ser oferecido um itinerário formativo que agregue componentes curriculares de diferentes áreas. Já na modalidade de formação técnica e profissional. Os cursos poderão estar associados a ocupações constantes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Por Adilson Fonseca/Tribuna da Bahia, Salvador/Foto: Reprodução.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Política de Prevenção da Automutilação e Suicídio aguarda sanção presidencial A proposta (PL 1902/2019) que cria a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio foi aprovada pelo Congresso Nacional em 3 de abril. Projeto prevê a notificação obrigatória por escolas, por exemplo, de todos os casos às autoridades sanitárias e aos conselhos tutelares. Se promulgada sem alterações, a proposta será colocada em prática pela União em cooperação com os estados, o Distrito Federal e os municípios. Veja mais na reportagem da TV Senado. Fonte: Agência Senado/Vídeo: TV Senado. Na Venezuela, venda de carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade em necrotérios A carne está apodrecendo por causa de problemas na infraestrutura da Venezuela. Os cortes de energia constantes são alvo de manifestações frequentes. Nem aqueles que morrem escapam da crise. Necrotérios têm dificuldade para manter os corpos refrigerados. BBC News Brasil Publicado em 16 de out de 2018. Vídeo do rompimento da barragem de Brumadinho é divulgado; veja Novo vídeo mostra momento exato de rompimento de barragem em Brumadinho Um vídeo divulgado nesta sexta-feira (1º) pela TV Globo mostra o momento exato do rompimento da baragem em Brumadinho, Minas Gerais, no último dia 25. A tragédia deixou 110 mortos, até a última lista divulgada pelas autoridades mineiras. Ainda há 238 desaparecidos. As imagens são do circuito interno e mostram o horário de 12h28. É possível ver uma espécie de "implosão", com o chão desaparecendo rapidamente. Da Redação - redacao@correio24horas.com.br - Vídeo: Rádio BandNews FM/Reprodução: Metro 1.

Matéria Especial RepórterBahia.Com

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atualizou para 169 o número de mortes em decorrência do rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho. Mais cedo, a corporação informou que dois corpos foram retirados da lama de rejeitos nos últimos dois dias. Fragmentos de corpos também foram localizados pelas equipes nas últimas horas.

Fonte: Agência Brasil.

www.deolhonoradio.com.br (clique na foto)

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.


http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net