Tools

You are here: Home » BRASIL » Educação: Novo ensino médio mais atraente
Sábado, 22 Set 2018

Educação: Novo ensino médio mais atraente

O objetivo não é só evitar a evasão escolar, um dos grandes problemas no Ensino Médio, mas tornar o aprendizado mais agradável e capaz de manter o aluno focado, contribuindo para uma educação integral e também poder prepará-lo para o mercado de trabalho ou para o acesso ao Ensino Superior. É o que propõe a Lei 13.415 de fevereiro de 2017, a lei do Novo Ensino Médio, sancionada pelo presidente Michel Temer.

O Novo Ensino Médio segue tendências que acompanham processos de mudanças curriculares e estruturais da organização desta etapa da educação em todo o mundo, a exemplo do que foi feito em países como Portugal, Finlândia, Austrália, Inglaterra, Polônia e México. As mudanças propostas irão tornar o currículo do Ensino Médio no Brasil mais flexível. E, sobretudo, permitir que cada jovem possa seguir o caminho de suas vocações e sonhos, seja para dar continuidade aos estudos no nível superior ou para entrar no mundo do trabalho.

Um dos principais benefícios com a nova metodologia curricular é a possibilidade de o aluno escolher a área em que tem mais interesse, de acordo com cada projeto de vida, por meio dos itinerários formativos que irão complementar o currículo junto com a parte comum a todos- orientada pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, em tramitação no Conselho Nacional de Educação. A nova arquitetura do Ensino Médio vai dar mais liberdade às redes de ensino e escolas sobre o que e como ensinar para desenvolver as competências básicas requeridas pela BNCC.

Outra mudança é a ampliação progressiva na carga horária anual, que hoje é de 800 horas anuais. A lei estabelece o mínimo de cinco anos para que todo o Ensino médio tenha 1.000 horas em cada ano. Língua Portuguesa e Matemática serão disciplinas obrigatórias nos três anos do Ensino Médio, dentro do núcleo comum, independente da área de aprofundamento que o estudante escolher nos itinerários formativos.

Atualização –Considerado um modelo ultrapassado, a atual formatação do Ensino Médio não possibilita, no entender do Ministério da Educação, condições necessárias para que os alunos concluam esta etapa dos estudos com o aprendizado mínimo desejado. Um exemplo claro disso é que nas avaliações do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o Brasil permanece desde 2011 com uma nota de 3,7.

Outro dado preocupante é que 1,7 milhão e jovens de 15 a 24 anos nem estuda, nem trabalha e formam a chamada geração “Nem, nem”, e apenas 18% dos jovens de 18 a 24 anos ingressam no Ensino Superior. Já a taxa bruta de matricula está estagnada em 82% e a taxa liquida não chega a 60%, o que faz com que, aqueles que concluem o Ensino Médio, cheguem ao mercado de trabalho sem qualificação profissional e em atividades de baixa qualificação.

A ideia dos itinerários formativos é dar opção aos alunos. Na modalidade acadêmica, os itinerários podem ter ênfase nas áreas de conhecimento que compõem a parte comum: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Há a possibilidade, também, de ser oferecido um itinerário formativo que agregue componentes curriculares de diferentes áreas. Já na modalidade de formação técnica e profissional. Os cursos poderão estar associados a ocupações constantes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Por Adilson Fonseca/Tribuna da Bahia, Salvador/Foto: Reprodução.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Vídeos: Justiça Eleitoral, com reprodução do TSE - Tribunal Superior Eleitoral.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Justiça Eleitoral será 'irredutível' na aplicação da Ficha Limpa, diz Fux ao assumir TSE

O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou nesta terça-feira (6) que a Justiça Eleitoral será "irredutível" com a aplicação da Lei da Ficha Limpa no pleito deste ano.

Um dos principais defensores da aplicação rígida da lei, Fux deu a declaração durante a cerimônia de posse, em Brasília.

"A estrita observância da Lei da Ficha Limpa se apresenta como pilar fundante da atuação do TSE. A Justiça Eleitoral, como mediadora do processo sadio, será irredutível na aplicação da Ficha Limpa", disse o ministro, acrescentando que quem for "ficha suja" estará "fora do jogo democrático".

Clique na foto e confira matéria completa.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net