Tools

You are here: Home » NOTÍCIAS » REGIONAIS » Final de semana marcado por assassinato de jovem em Várzea do Poço
Sábado, 22 Set 2018

Final de semana marcado por assassinato de jovem em Várzea do Poço


A cidade de Várzea do Poço, que tem o comando da 91ª CIPM – Companhia Independente de Polícia Militar – com sede em Capim Grosso, comando do Major Medeiros, registrou na noite de sábado, 23 de junho, a morte por disparos de arma de fogo de Mateus Oliveira Santos, 19 anos, conhecido por Fusquinha.

O crime, de acordo com relatos do site Várzea do Poço Notícias, aconteceu na Rua Favela 38, mas a identificação da vítima só aconteceu na manhã de domingo, em uma lagoa da cidade.

A matéria informa ainda que no dia 27 de setembro de 2017, a vítima de vários disparos de arma de fogo efetuados por ocupantes de um carro preto, de dados não registrados, foi presa em uma operação conjunta envolvendo policiais civis e da região, mas depois de alguns meses passou a responder o processo em liberdade, para na noite de sábado, ter a sua vida ceifada.

De acordo com publicação do G1 Bahia, datado de 05 de junho, do ano em curso, a Bahia é o estado do país com o maior número de mortes violentas de jovens entre 15 e 29 anos, segundo dados do Atlas da Violência, pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgados nesta terça-feira (5), com base em informações do Ministério da Saúde.

Desde 2009, o estado lidera o ranking nacional, em números absolutos de mortes, segundo apontou a pesquisa. Em 2006, 2007 e 2008 quem liderou foi o Rio de Janeiro.

Em 2006, conforme o levantamento, o estado contabilizou 1.947 mortes de pessoas entre 15 e 29 anos. Já em 2016, foram contabilizados: 4.358 mortes -- aumento de 123,8% em dez anos. O percentual só fica atrás dos registrados nos estados do Rio Grande do Norte (382,5%), Maranhão (130%) e Acre (128,2%).

No ano passado, também em números absolutos, Rio de Janeiro e Minas Gerais apareciam na segunda e terceira colocação, respectivamente.

Considerando a taxa de homicídios por 100 mil jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, a Bahia ficou em quarto lugar no ranking nacional em 2016, com 114,3. O estado ficou atrás de Sergipe (142,7), Rio Grande do Norte (125,6) e Alagoas (122,4).

Em dez anos (2006 a 2016), a taxa de homicídios por 100 mil jovens na faixa etária de 15 a 29 anos na Bahia subiu 150,5% -- saiu de 45,6 em 2006 para 114,3 em 2016.

O estudo aponta que a maior parte dos jovens mortos é do sexo masculino. Em todo o país, 33.590 jovens foram assassinados em 2016, sendo 94,6% do sexo masculino. Esse número representa um aumento de 7,4% em relação ao ano anterior.

Vale citar ainda que a Bahia registrou em 2016 taxa de homicídios de jovens homens de 218,4 por 100 mil jovens de 15 a 19 anos. O estado ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte (237,3), Alagoas (240,0) e Sergipe (280,6).

Texto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA – com informações do site Várzea do Poço Notícias e G1 Bahia/Foto: Várzea do Poço Notícias.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Vídeos: Justiça Eleitoral, com reprodução do TSE - Tribunal Superior Eleitoral.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Justiça Eleitoral será 'irredutível' na aplicação da Ficha Limpa, diz Fux ao assumir TSE

O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou nesta terça-feira (6) que a Justiça Eleitoral será "irredutível" com a aplicação da Lei da Ficha Limpa no pleito deste ano.

Um dos principais defensores da aplicação rígida da lei, Fux deu a declaração durante a cerimônia de posse, em Brasília.

"A estrita observância da Lei da Ficha Limpa se apresenta como pilar fundante da atuação do TSE. A Justiça Eleitoral, como mediadora do processo sadio, será irredutível na aplicação da Ficha Limpa", disse o ministro, acrescentando que quem for "ficha suja" estará "fora do jogo democrático".

Clique na foto e confira matéria completa.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net