Tools

You are here: Home » BRASIL » Aumenta o número de brasileiros que admitem dirigir embriagados
Terça, 23 Abr 2019

Aumenta o número de brasileiros que admitem dirigir embriagados


Aumenta o número de brasileiros que admite dirigir após consumir bebidas alcoólicas, segundo pesquisa Vigitel (Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (1º).

O estudo mostrou que 6,7% dos brasileiros afirmam manter este hábito, considerado ilegal no país.

Os homens admitem mais o comportamento do que as mulheres: 11,7% e 2,5%, respectivamente.

A pesquisa entrevistou mais de 53 mil pessoas acima de 18 anos, nas 26 capitais e o Distrito Federal, por telefone entre fevereiro e dezembro de 2017.

Com base nas entrevistas, a pesquisa concluiu que a frequência das pessoas que dirigem embrigadas aumentou 16% em dez anos — entre 2011 e 2017, segundo divulgado pelo Ministério da Saúde.

O estudo mostrou que a capital onde as pessoas mais admitem que dirigem bêbadas é Palmas (16,1%). Por outro lado, onde elas menos admitem é Recife (2,9%). O índice em São Paulo foi de 6,7%.

A maior prevalência em quem o motorista assume a imprudência foi observada entre a faixa etária de 25 a 34 anos (10,8%) e pessoas com ensino médio completo (11,2%).

Consumo excessivo de álcool cresce entre mulheres

Em relação ao abuso de ingestão de bebidas alcoólicas, houve um aumento de 11,5% entre 2006 (para 15,7% do total) e 2017 (para 19,1% do total), segundo o estudo. Para os pesquisadores, foi considerado consumo excessivo de álcool a ingestão de quatro ou mais doses de bebidas alcoólicas para mulheres e cinco ou mais doses para homens, em uma mesma ocasião, dentro dos últimos 30 dias.

De acordo com a pesquisa, o crescimento do consumo excessivo de álcool foi observado em todos os estratos, com exceção da faixa etária de jovens adultos, entre 18 e 24 anos, que se manteve estável de 2006 a 2017. Entre os níveis de escolaridade, só houve aumento entre os que concluíram o ensino médio, entre os demais, também se manteve estável.

Leia também: O que se sabe sobre a ligação entre o consumo de álcool e a demência

O Distrito Federal lidera o consumo excessivo de álcool (25,7%) e Manaus apresenta a menor taxa (13,7%). Os homens se mantêm prevalentes (27,1%) em comparação às mulheres (12,2%), mas o consumo entre as mulheres subiu de 7,8% em 2006 para 12,2% em 2017.

De acordo com os Dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), mais de 32 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito no último ano, uma queda de 13% em relação a 2016.

Saúde/Giovanna Borielo, do R7*05/06/2018 - 05h00 (Atualizado em 05/06/2018 - 06h26)

*Estagária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini/Foto: Getty Images.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Política de Prevenção da Automutilação e Suicídio aguarda sanção presidencial A proposta (PL 1902/2019) que cria a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio foi aprovada pelo Congresso Nacional em 3 de abril. Projeto prevê a notificação obrigatória por escolas, por exemplo, de todos os casos às autoridades sanitárias e aos conselhos tutelares. Se promulgada sem alterações, a proposta será colocada em prática pela União em cooperação com os estados, o Distrito Federal e os municípios. Veja mais na reportagem da TV Senado. Fonte: Agência Senado/Vídeo: TV Senado. Na Venezuela, venda de carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade em necrotérios A carne está apodrecendo por causa de problemas na infraestrutura da Venezuela. Os cortes de energia constantes são alvo de manifestações frequentes. Nem aqueles que morrem escapam da crise. Necrotérios têm dificuldade para manter os corpos refrigerados. BBC News Brasil Publicado em 16 de out de 2018. Vídeo do rompimento da barragem de Brumadinho é divulgado; veja Novo vídeo mostra momento exato de rompimento de barragem em Brumadinho Um vídeo divulgado nesta sexta-feira (1º) pela TV Globo mostra o momento exato do rompimento da baragem em Brumadinho, Minas Gerais, no último dia 25. A tragédia deixou 110 mortos, até a última lista divulgada pelas autoridades mineiras. Ainda há 238 desaparecidos. As imagens são do circuito interno e mostram o horário de 12h28. É possível ver uma espécie de "implosão", com o chão desaparecendo rapidamente. Da Redação - redacao@correio24horas.com.br - Vídeo: Rádio BandNews FM/Reprodução: Metro 1.

Matéria Especial RepórterBahia.Com

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atualizou para 169 o número de mortes em decorrência do rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho. Mais cedo, a corporação informou que dois corpos foram retirados da lama de rejeitos nos últimos dois dias. Fragmentos de corpos também foram localizados pelas equipes nas últimas horas.

Fonte: Agência Brasil.

www.deolhonoradio.com.br (clique na foto)

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.


http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net