Tools

You are here: Home » BAHIA » Seis municípios baianos cancelam os tradicionais festejos juninos
Terça, 14 Ago 2018

Seis municípios baianos cancelam os tradicionais festejos juninos


As cidades baianas de Simões Filho, Valença, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Eunápolis e Camacan cancelaram os festejos juninos por causa dos reflexos da greve dos caminhoneiros.

Neste momento, em que os problemas que adviram da greve ainda não foram totalmente resolvidos e as perspectivas ainda não são promissoras, os gestores optaram por abdicar dos festejos que marcam o período para continuar garantindo a prestação de serviços essenciais aos munícipes.

Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o anúncio do cancelamento do tradicional "Arraiá das Viúvas" ocorreu na última segunda-feira. Na ocasião, também, ficou oficializado o decreto de situação de emergência no município. A decisão, de acordo com o gestor, é para conter gastos e manter os serviços públicos essenciais, a exemplo do pagamento do décimo terceiro salário dos servidores ainda este mês.

A festa, que deveria ocorrer entre os dias 29 e 30 deste mês, contava com atrações como Flávio José, Gabriel Diniz, Naiara Azevedo e Luan Santana.

Justificativas

Em Valença, o cancelamento ocorreu após reunião emergencial na última terça-feira "em virtude das grandes dificuldades econômicas que ocorrem nos meses de junho e julho". A prefeitura, por meio de nota, informou que a medida foi tomada por vários motivos como o andamento das obras já iniciadas, recuperação nas estradas e queda de receita do ICMS proveniente da greve dos transportes de cargas.

Quatro dos seis municípios que cancelaram os festejos juninos estão localizados na região sul do estado. A situação econômica, o desabastecimento e os prejuízos causados pelas fortes chuvas são as justificativas utilizadas pelos gestores.

Em Eunápolis, no Sul da Bahia, apenas as festas nos bairros estão mantidas. A administração municipal optou por cancelar a festa "Pedrão" e decidiu prezar pela garantia de serviços essenciais, como despesas com saúde e educação.

"As condições climáticas, a crise financeira que vivemos no país, o desabastecimento de combustíveis e de alimentos, a falta de gêneros de primeira necessidade, de equipamentos de segurança e de atendimento à saúde, decorrente da manifestação de caminhoneiros, bem como a incerteza de novos movimentos reivindicatórios, tornam o evento um risco para a população e a integridade das pessoas que nos visitam nessa época", diz trecho de nota emitida pela prefeitura.

Em Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento, a prefeitura anunciou o cancelamento do evento que aconteceria entre os dias 8 e 9 deste mês e marca os festejos juninos: "Tonhão". No entanto, apresentações de quadrilhas, eventos religiosos e outras festividades da época estão mantidos.

Já em Porto Seguro, a gestão municipal anunciou, na última terça-feira, o cancelamento da edição do São João Elétrico 2018. O evento ocorre tradicionalmente desde 2013. "Em virtude das fortes chuvas em todo território, causando transtornos e danos de infraestrutura que precisam ser solucionados, prejudicando o deslocamento dos moradores e a rotina da comunidade, a gestão municipal decidiu priorizar ações e serviços emergenciais", explica trecho da nota.

A situação se repete em Camacan, onde os festejos estavam previstos para acontecer nos distritos de São João do Panelinha, Jacareci e em Leoventura. Em nota, o prefeito Oziel Bastos (PSD) informou que não poupará esforços para que as festas tradicionais tenham ainda mais brilho, mas acima de tudo, é necessário ser responsável.

Aina Soledad | A Tarde SP

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

TSE lança cartilha sobre propaganda eleitoral O Conexão Eleitoral desta semana vai mostrar a cartilha interativa sobre propaganda eleitoral na Internet lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Você vai ver o que pode ou não ser feito durante a campanha deste ano. O material está disponível nas redes sociais do TSE. Vídeo: Justiça Eleitoral. Propaganda Eleitoral - Fernanda Lage O Momento Eleitoral desta semana recebe Fernanda Lage, assessora da EJE/TSE, para falar sobre Propaganda Eleitoral. Você é nosso convidado. Confira! Vídeo: justicaeleitoral Propaganda Eleitoral - Fernanda Lage O Momento Eleitoral desta semana recebe Fernanda Lage, assessora da EJE/TSE, para falar sobre Propaganda Eleitoral. Você é nosso convidado. Confira! Vídeo: justicaeleitoral Fidelidade Partidária - Daniel Falcão O entrevistado desta semana do Momento Eleitoral é o professor Daniel Falcão que conversa com o jornalista Henrique Amaral sobre fidelidade partidária. Confira! Vídeo: justicaeleitoral.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Justiça Eleitoral será 'irredutível' na aplicação da Ficha Limpa, diz Fux ao assumir TSE

O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou nesta terça-feira (6) que a Justiça Eleitoral será "irredutível" com a aplicação da Lei da Ficha Limpa no pleito deste ano.

Um dos principais defensores da aplicação rígida da lei, Fux deu a declaração durante a cerimônia de posse, em Brasília.

"A estrita observância da Lei da Ficha Limpa se apresenta como pilar fundante da atuação do TSE. A Justiça Eleitoral, como mediadora do processo sadio, será irredutível na aplicação da Ficha Limpa", disse o ministro, acrescentando que quem for "ficha suja" estará "fora do jogo democrático".

Clique na foto e confira matéria completa.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net