Tools

You are here: Home » BAHIA » Petroleiros entram em greve pela redução do preço dos combustíveis e do gás de cozinha
Quinta, 16 Ago 2018

Petroleiros entram em greve pela redução do preço dos combustíveis e do gás de cozinha


Os petroleiros iniciam, a partir da zero hora desta quarta-feira, 30 de maio, uma greve de 72 horas, que vai atingir as unidades do Sistema Petrobrás em todo o Brasil. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindipetro Bahia responsabilizam o atual gestor da empresa, Pedro Parente, pelos aumentos abusivos do preço dos combustíveis e do gás de cozinha.

A mudança na política de preços da Petrobrás, que passou a acompanhar o preço internacional do barril do petróleo e a variação do dólar, desencadeou os aumentos sucessivos, quase que diários, da gasolina, diesel e gás de cozinha, sem haver nenhuma proteção ao consumidor.

“No caso do aumento do preço dos combustíveis é importante informar que a Petrobras não está tendo ganhos significativos. Quem está ganhando com a nova política de preços são outras importadoras como Shell, Total, Texaco e Ipiranga, que têm redes de postos no Brasil”, denuncia o coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar.

Outro problema apontado pelos petroleiros é a redução drástica da carga de refino do país, que processa atualmente cerca de 68% da sua capacidade. A Refinaria Landulpho Alves, por exemplo, opera hoje com apenas 53% da sua capacidade.

Com a redução da carga das refinarias da Petrobras, também ordenada por Pedro Parente, as importadoras de derivados aproveitaram para entrar no mercado de derivados brasileiro. Em 2017, foram importados mais de 200 milhões de barris de derivados de petróleo, número recorde da série histórica da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A preocupação, afirma Deyvid, “é que se o governo federal continuar com essa política, a situação tende a piorar, pois já foi anunciada a privatização das refinarias. Na Bahia, a RLAM e os dutos e terminais da Transpetro já foram colocados à venda. Com isso, não haverá qualquer tipo de controle e a tendência é que haja aumentos ainda maiores do preço dos combustíveis nas bombas”.

Desde 20 de fevereiro, o preço da gasolina vendido pelas refinarias da Petrobrás aumentou 35% saindo de R$ 1,52 o litro para R$ 2,04 reais o litro. Somente no último mês, o aumento foi de 19%.

Para Deyvid “a questão central a ser debatida é a mudança na política de preços da Petrobrás e seus efeitos para a empresa e os consumidores. A partir dai retomaremos nossos direitos e preservaremos a Petrobrás como uma empresa pública, que age com responsabilidade social”.

Principais eixos do movimento grevista:

- Redução dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha

- Retomada da produção das refinarias

- Fim das importações de derivados de petróleo

- Não às privatizações e ao desmonte do sistema Petrobras

- Manutenção dos empregos

- Demissão de Pedro Parente, atual presidente da companhia.

A paralisação é um ato de alerta. A greve nacional por tempo indeterminado já foi deliberada pela categoria e pode ser deflagrada a qualquer momento.

Fonte - Sindipetro Bahia.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

TSE lança cartilha sobre propaganda eleitoral O Conexão Eleitoral desta semana vai mostrar a cartilha interativa sobre propaganda eleitoral na Internet lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Você vai ver o que pode ou não ser feito durante a campanha deste ano. O material está disponível nas redes sociais do TSE. Vídeo: Justiça Eleitoral. Propaganda Eleitoral - Fernanda Lage O Momento Eleitoral desta semana recebe Fernanda Lage, assessora da EJE/TSE, para falar sobre Propaganda Eleitoral. Você é nosso convidado. Confira! Vídeo: justicaeleitoral Propaganda Eleitoral - Fernanda Lage O Momento Eleitoral desta semana recebe Fernanda Lage, assessora da EJE/TSE, para falar sobre Propaganda Eleitoral. Você é nosso convidado. Confira! Vídeo: justicaeleitoral Fidelidade Partidária - Daniel Falcão O entrevistado desta semana do Momento Eleitoral é o professor Daniel Falcão que conversa com o jornalista Henrique Amaral sobre fidelidade partidária. Confira! Vídeo: justicaeleitoral.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Justiça Eleitoral será 'irredutível' na aplicação da Ficha Limpa, diz Fux ao assumir TSE

O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou nesta terça-feira (6) que a Justiça Eleitoral será "irredutível" com a aplicação da Lei da Ficha Limpa no pleito deste ano.

Um dos principais defensores da aplicação rígida da lei, Fux deu a declaração durante a cerimônia de posse, em Brasília.

"A estrita observância da Lei da Ficha Limpa se apresenta como pilar fundante da atuação do TSE. A Justiça Eleitoral, como mediadora do processo sadio, será irredutível na aplicação da Ficha Limpa", disse o ministro, acrescentando que quem for "ficha suja" estará "fora do jogo democrático".

Clique na foto e confira matéria completa.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net