Tools

You are here: Home » BAHIA » Greve de 72h é anunciada pela categoria petroleira
Quinta, 17 Jan 2019

Greve de 72h é anunciada pela categoria petroleira

A partir da zero hora da próxima quarta-feira, 30 de maio, a categoria petroleira vai parar. Uma mobilização de 72h será realizada em âmbito nacional pelos trabalhadores da companhia.

Os principais eixos do movimento são a redução dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha, a manutenção dos empregos, a retomada da produção das refinarias, o fim das importações de derivados de petróleo, não às privatizações e ao desmonte do sistema Petrobras, além da demissão de Pedro Parente, atual presidente da companhia.

Desde que assumiu o cargo, em 2016, Parente adotou, de acordo com as cotações internacionais do barril de petróleo, uma nova política de preço dos combustíveis (Clique aqui e entenda melhor), além de reduzir drasticamente a carga de refino do país, que processa atualmente somente cerca de 68% da sua capacidade instalada. A Refinaria Landulpho Alves, por exemplo, opera hoje com apenas 53% da sua capacidade.

A mudança na política de preços é a responsável pelos aumentos abusivos do preço dos combustíveis e gás de cozinha.

Em nota, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) afirma que a paralisação é um ato de alerta e que a greve nacional por tempo indeterminando já foi deliberada pela categoria e pode ser deflagrada a qualquer momento.

Para a direção do Sindipetro Bahia, a categoria petroleira por todo o histórico de lutas e pela importância da Petrobrás como empresa pública, com responsabilidade social, tem um compromisso com o povo brasileiro e com o estado democrático de direito. “Não se trata de defender apenas os interesses dos petroleiros, nós estamos defendendo o interesse de mais de 200 milhões de brasileiros”.

Essa é a nossa luta. É a sua também?

Histórico - No Plano de Negócios e Gestão (PNG) da petroleira entre 2007 e 2011, a estratégia era “liderar o mercado de petróleo, gás natural, derivados e biocombustíveis na América Latina, atuando como empresa integrada de energia, com expansão seletiva da petroquímica, da energia renovável e da atividade internacional”.

A partir do governo Temer e da gestão de Pedro Parente, essa política foi, porém, alterada, dando lugar a uma visão curto prazista e subalterna na disputa geopolítica. Mais grave do que a redução dos investimentos é a política de venda de ativos intensificada por Parente. Segundo informou a Petrobrás no seu último PNG, a meta de desinvestimentos para o biênio 2017-2018 foi de 21 bilhões de dólares.

Fonte: Sindipetro Bahia.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Vídeos produzidos pelo REPORTERBAHIA.COM - A NOTÍCIA COM RESPONSABILIDADE.

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Planos de Witzel de usar drone que faz disparos em ações policiais no Rio são criticados por especialistas

Com pautas semelhantes às do presidente eleito Jair Bolsonaro para o combate à violência, que contemplam, por exemplo, o princípio de “excludente de ilicitude” para as ações de policiais em confronto, o governador eleito Wilson Witzel planeja viajar para Israel, no ano que vem, para buscar tecnologias para uso na área de segurança. Ele deve ir acompanhado do deputado estadual, que se elegeu para o Senado, Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidente eleito, de acordo com informação da coluna de Berenice Seara, do EXTRA. Os dois se encontraram e discutiram, entre outros recursos técnicos, o uso de drones que levam armas acopladas. Esta semana, Witzel já havia defendido o abate de criminosos com fuzis, que foi criticado por especialistas e pelo atual ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O futuro ministro da Defesa, general Augusto Heleno, no entanto, apoiou a ideia, adotada, segundo ele, no Haiti.

Clique na foto e confira matéria completa.

Bandeira de Capim Grosso

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net