Tools

You are here: Home » NOTÍCIAS » CAPIM GROSSO » Em aniversário, Capim Grosso ganha interligação de barragens
Segunda, 23 Jul 2018

Em aniversário, Capim Grosso ganha interligação de barragens


No dia em que celebra 33 anos de emancipação política, Capim Grosso recebeu a visita do governador Rui Costa. Na tarde desta quarta-feira (9), após cumprir agenda em Mairi, o governador autorizou obras e realizou uma série de entregas no município. Os capimgrossenses receberam de presente a assinatura da ordem de serviço para a construção do sistema adutor de interligação das águas da barragem de Ponto Novo à barragem de Pedras Altas. A obra está orçada em R$ 25,9 milhões.

"Diferentemente de outras obras, tudo que se relaciona à água chama somente atenção quando há problema ou resulta na falta, pois só dão valor no momento em que se perde alguma coisa. Intervenções envolvendo abastecimento de água de qualidade são muito importantes. Elas são sinônimo de saúde e de qualidade de vida", afirmou Rui.

O governador acrescentou que o investimento é "importantíssimo para toda a região. Ao final dessa obra, teremos para todas as cidades maior garantia de que não teremos nem racionamento nem falta, uma vez que a água das duas barragens poderá ser utilizada".

Com 43,5 quilômetros de extensão de adutora de água bruta, a intervenção vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas de 24 municípios. "É uma obra que garante, acima de tudo, a segurança hídrica tão desejada na região. Ela representa mais água e mais saúde, dando continuidade a uma das plataformas mais importantes do governo", destacou o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto.

Ainda em Capim Grosso, Rui inaugurou um sistema integrado de abastecimento de água para as localidades de Lajedo, Lajedo Um, Lajedo Dois, Lajedo Três, Morro Branco e Cascavel. Foi entregue também um sistema simplificado com dessalinizador para a localidade de Tigre.

Agricultura familiar

No aniversário da cidade, pequenos produtores de Capim Grosso têm um motivo extra para comemorar. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi autorizada pelo governador a firmar acordos, no âmbito do Projeto Bahia Produtiva e do Projeto Pró-Semiárido, com a gestão municipal.

"Além da agenda do Bahia Produtiva, temos que destacar a forte atuação do Pró-Semiárido em Capim Grosso. Hoje, beneficiamos a cadeia do mel e o centro de comercialização. É um reforço relevante para a agricultura da região", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues.

Na oportunidade, ocorreu ainda o lançamento de edital para a construção do Centro de Comercialização de Animais, com 16 currais, e a entrega de mais 759 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Quase 15 mil documentos como esses já foram entregues a agricultores rurais da Bahia, contribuindo para o avanço do setor no território estadual.

Mais ações

Rui ainda participou da entrega da nova sede regional do Departamento Estadual de Trânsito (5º Retran - Capim Grosso). No local, são disponibilizados todos os procedimentos de veículos e habilitação, evitando que os moradores tenham que se deslocar para outros municípios. A unidade beneficia também os habitantes de São José do Jacuípe e Quixabeira.

O comerciante Antônio Ferreira, 55 anos, comemorou. "No mês passado minha habilitação venceu. Para renovar a carteira, tive que ir até Jacobina, que fica a 60 quilômetros de Capim Grosso. Ainda teria que voltar lá para pegar o documento. Com a informatização da Retran, poderei resolver tudo perto de casa".

Presente na solenidade, o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, destacou os investimentos do órgão na modernização do atendimento em cidades do interior, para oferecer comodidade ao cidadão. “Quando conectamos uma unidade ao sistema nacional, acontece uma grande transformação, porque abrimos a possibilidade para uma série de serviços que antes não eram oferecidos. Assim, ficamos mais próximos da população”.

O governador também entregou o calçamento de sete ruas do bairro Novo Oeste; inaugurou, junto com autoridades locais, a reforma e ampliação do Estádio Municipal Franciscão, além de entregar quatro ambulâncias - para Capim Grosso, Ponto Novo, Curaçá e Capela do Alto Alegre - e 26 barracas destinadas à qualificação da Feira Livre.

Repórter: Renata Preza/Foto: Mateus Pereira/GOVBA.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

TSE lança cartilha sobre propaganda eleitoral O Conexão Eleitoral desta semana vai mostrar a cartilha interativa sobre propaganda eleitoral na Internet lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Você vai ver o que pode ou não ser feito durante a campanha deste ano. O material está disponível nas redes sociais do TSE. Vídeo: Justiça Eleitoral. Propaganda Eleitoral - Fernanda Lage O Momento Eleitoral desta semana recebe Fernanda Lage, assessora da EJE/TSE, para falar sobre Propaganda Eleitoral. Você é nosso convidado. Confira! Vídeo: justicaeleitoral Propaganda Eleitoral - Fernanda Lage O Momento Eleitoral desta semana recebe Fernanda Lage, assessora da EJE/TSE, para falar sobre Propaganda Eleitoral. Você é nosso convidado. Confira! Vídeo: justicaeleitoral Fidelidade Partidária - Daniel Falcão O entrevistado desta semana do Momento Eleitoral é o professor Daniel Falcão que conversa com o jornalista Henrique Amaral sobre fidelidade partidária. Confira! Vídeo: justicaeleitoral.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Justiça Eleitoral será 'irredutível' na aplicação da Ficha Limpa, diz Fux ao assumir TSE

O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou nesta terça-feira (6) que a Justiça Eleitoral será "irredutível" com a aplicação da Lei da Ficha Limpa no pleito deste ano.

Um dos principais defensores da aplicação rígida da lei, Fux deu a declaração durante a cerimônia de posse, em Brasília.

"A estrita observância da Lei da Ficha Limpa se apresenta como pilar fundante da atuação do TSE. A Justiça Eleitoral, como mediadora do processo sadio, será irredutível na aplicação da Ficha Limpa", disse o ministro, acrescentando que quem for "ficha suja" estará "fora do jogo democrático".

Clique na foto e confira matéria completa.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net