Tools

You are here: Home » BAHIA » Em caso raro, vaca dá à luz bezerros gêmeos com intervalo de 13 dias entre os nascimentos: 'Coisa de outro mundo'
Quarta, 12 Dez 2018

Em caso raro, vaca dá à luz bezerros gêmeos com intervalo de 13 dias entre os nascimentos: 'Coisa de outro mundo'

Em um caso raro, uma vaca deu à luz dois bezerros gêmeos, que nasceram em um intervalo de 13 dias de diferença. O caso ocorreu no município de Camacan, no sul do estado.

O médico veterinário Jorge Moura disse que, em quase 40 anos de profissão, nunca soube de um caso como esse. Para ele, a vaca pode ter apresentado problemas hormonais. O animal pode ter ovulado mais de uma vez, enquanto estava prenha.

"Ela pode ter ovulado novamente. Isso, a gente tem que ver também se tomou alguma medicação para acontecer isso. É um caso raro. Não é normal".

O dono da fazenda onde ocorreu o caso raro, no mês de janeiro deste ano, é Mateus Batiste. Ele cria 45 vacas leiteiras, que juntas produzem 230 litros de leite por dia.

Ele explicou que a vaca, da raça Girolando, tem três anos de idade, e pariu gêmeos logo na primeira cria. Um vídeo gravado no dia do último nascimento, mostra os dois bezerros. Um deles, de cor marrom, nasceu no dia 8 de janeiro. O segundo, de cor branca, veio ao mundo no dia 24.

"Com 13 dias de diferença nunca vi não. Primeira vez que acontece aqui", disse Batiste. Ele acrescentou que comprou o animal e mais 14 vacas há quatro meses. Todas estavam prenhas, por meio de inseminação artificial.

Só uma delas, entretanto, teve gêmeas e de placentas diferentes. Casos de gestação gemelar em bovinos não são comuns, mas há registros. Entretanto, com tantos dias de intervalo entre os nascimentos, são muito raros.

O mais curioso é que ninguém sabia que o segundo bezerro ia nascer. Foi uma surpresa. "Não sabia que ia parir de novo. Eu disse que devia ser coisa de outro mundo, porque nunca vi isso não", contou o vaqueiro da fazenda, Uendes Souza.

Morte

Infelizmente, o segundo bezerro que nasceu não sobreviveu muito tempo e morreu cinco dias depois. "Fiquei muito sentido, porque o bicho era muito bonito. Tinha nascido há poucos dias", lamentou Uendes.

A pecuarista Priscila desconfia que a morte tenha ocorrido por conta da amamentação. "A gente está achando que é porque ele não mamou o primeiro leite. Estava fraquinho. Demos remédio, mas ele amanheceu morto".

O colostro é a primeira secreção, o primeiro leite da vaca. É o alimento que todo o recém-nascido necessita, porque possui nutrientes ideais para que o bezerro cresça mais saudável e sem infecções.

Por Bahia Rural.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Vídeos produzidos pelo REPORTERBAHIA.COM - A NOTÍCIA COM RESPONSABILIDADE.

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Planos de Witzel de usar drone que faz disparos em ações policiais no Rio são criticados por especialistas

Com pautas semelhantes às do presidente eleito Jair Bolsonaro para o combate à violência, que contemplam, por exemplo, o princípio de “excludente de ilicitude” para as ações de policiais em confronto, o governador eleito Wilson Witzel planeja viajar para Israel, no ano que vem, para buscar tecnologias para uso na área de segurança. Ele deve ir acompanhado do deputado estadual, que se elegeu para o Senado, Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidente eleito, de acordo com informação da coluna de Berenice Seara, do EXTRA. Os dois se encontraram e discutiram, entre outros recursos técnicos, o uso de drones que levam armas acopladas. Esta semana, Witzel já havia defendido o abate de criminosos com fuzis, que foi criticado por especialistas e pelo atual ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O futuro ministro da Defesa, general Augusto Heleno, no entanto, apoiou a ideia, adotada, segundo ele, no Haiti.

Clique na foto e confira matéria completa.

Bandeira de Capim Grosso

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net