Tools

You are here: Home
Quarta, 16 Jan 2019

Maioria dos votos nulos anula eleição e impõe novo pleito com outros candidatos? Não é verdade!

Uma mensagem que circula na internet pelo menos desde 2010 defende o voto nulo e diz que, se essa opção alcançar maioria, a eleição é anulada e todos os candidatos são impossibilitados de concorrer novamente. Esse rumor ganha força a cada dois anos, durante os pleitos. Mas não é verdade.

O rumor ganha apresentações diferentes de tempos em tempos para chamar a atenção de quem o recebe nas redes sociais. Já foi apresentado falsamente como se fosse uma carta do juiz federal Sérgio Moro e também como recado de um programa de televisão policialesco.

A verdade é que a eleição só é cancelada quando a maior parte dos votos fica nula em razão de uma irregularidade/cassação da chapa do vitorioso. Caso contrário, os votos não são considerados válidos. E para decretar a vitória de um candidato, só ós válidos interessam (os brancos e nulos são excluídos da conta).

Veja o que diz a mensagem falsa

*_Voto Nulo_*

000 + tecla verde

*SAIBAM COMO SE FAZ.*

Será que teremos que exercer o *voto NULO* nas *próximas eleições?!*

ENTENDA O PORQUE DE NÃO EXISTIR A *TECLA NULO*

SE *CADA UM* DE NÓS INFORMAR *10 OU 20 PESSOAS* E ESTAS, POR SUA VEZ, TAMBÉM *DIVULGAREM* PARA A SUA LISTA DE CONTATOS E ASSIM SUCESSIVAMENTE....

*EM BREVE* TEREMOS UM NÚMERO SUFICIENTE DE PESSOAS ESCLARECIDAS QUANTO *AO VOTO NULO.*

*LEIAM COM ATENÇÃO* O TEXTO ABAIXO PARA *ENTENDER MELHOR.*

*VOTO NULO = 000 + TECLA VERDE*

Campanha vai e campanha vem, você se acha na obrigação de escolher uma dessas figuras ( *o tal do* *"menos ruim"* ) e com isso *acaba afundando* mais o nosso país!

Mas, aí você diz: *"Nesse caso, não temos saída".*

✅ *Engano seu.*

O QUE VOCÊ NÃO SABE É QUE, SE NUMA ELEIÇÃO *HOUVER MAIORIA DE "VOTOS NULOS"*

*É OBRIGATÓRIO HAVER NOVA ELEIÇÃO COM CANDIDATOS DIFERENTES* DAQUELES QUE PARTICIPARAM DA PRIMEIRA!!!

*Ainda não entendeu ?*

Se, no exemplo de eleição acima, *_você e muita gente votasse nulo_*, seria obrigatório haver uma *NOVA ELEIÇÃO* e esses ~pilantras~ não poderiam concorrer ao mesmo cargo político, *pelo menos por mais 4 anos !*

*Segundo a legislação Brasileira*, se a eleição tiver *_51% de votos nulos_*, o pleito é *ANULADO* e novas eleições têm que ser *convocadas imediatamente*; e os candidatos não eleitos ficarão *IMPOSSIBILITADOS DE CONCORRER NESSA NOVA ELEIÇÃO !!!*


*É disso que o Brasil precisa:*

Um susto nessa gente!

Esta campanha vale a pena!

*N U L O neles !!!*

POR FAVOR *DIVULGUE*, PELO MENOS COMO UM TRABALHO DE UTILIDADE PUBLICA, *_PARA QUE AS PESSOAS SAIBAM SEUS PRECIOSOS DIREITOS ELEITORAIS !_*

Leve isto a sério! O Brasil precisa de cidadãos sérios! Chega de cidadãos mais ou menos sérios!"

Veja o que diz o TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), diz que vem há muito tempo desmistificando notícias falsas a respeito da questão do voto nulo.

Segundo o TSE, a ideia de que, se mais de 50% dos votos forem nulos, a eleição é anulada, é falsa porque como apenas os votos válidos são considerados na contagem final, se a maioria dos eleitores votar nulo, todos esses votos serão descartados e ganhará o candidato com o maior número de votos válidos.

Ou seja, mesmo se mais de 50% dos eleitores votarem nulo, a eleição não é anulada. A confusão ocorre devido a uma interpretação errada do artigo 224 do Código Eleitoral.

A "nulidade" a que a legislação se refere diz respeito a votos tornados nulos por decisão judicial (devido à prática de abuso de poder político, por exemplo).

O TSE fez, inclusive, um vídeo para rebater o "mito".

É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) do G1, tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web. Sugestões podem ser enviadas pelo VC no G1, pelo Fale Conosco ou pelo Whatsapp/Viber, no telefone (11) 94200-4444, com a hashtag #eounaoe (caso prefira, a hashtag pode ser enviada logo após a mensagem também!).

Por Roney Domingos, G1.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Vídeos produzidos pelo REPORTERBAHIA.COM - A NOTÍCIA COM RESPONSABILIDADE.

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Planos de Witzel de usar drone que faz disparos em ações policiais no Rio são criticados por especialistas

Com pautas semelhantes às do presidente eleito Jair Bolsonaro para o combate à violência, que contemplam, por exemplo, o princípio de “excludente de ilicitude” para as ações de policiais em confronto, o governador eleito Wilson Witzel planeja viajar para Israel, no ano que vem, para buscar tecnologias para uso na área de segurança. Ele deve ir acompanhado do deputado estadual, que se elegeu para o Senado, Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidente eleito, de acordo com informação da coluna de Berenice Seara, do EXTRA. Os dois se encontraram e discutiram, entre outros recursos técnicos, o uso de drones que levam armas acopladas. Esta semana, Witzel já havia defendido o abate de criminosos com fuzis, que foi criticado por especialistas e pelo atual ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O futuro ministro da Defesa, general Augusto Heleno, no entanto, apoiou a ideia, adotada, segundo ele, no Haiti.

Clique na foto e confira matéria completa.

Bandeira de Capim Grosso

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net