Tools

You are here: Home » BAHIA » Leishmaniose: cidade registra 1.355 casos em 2017
Quinta, 13 Dez 2018

Leishmaniose: cidade registra 1.355 casos em 2017


A campeã olímpica Maurren Maggi foi diagnosticada com leishmaniose. Ela  contraiu a doença durante a participação em um reality show da Band, gravado na República Dominicana. A leishmaniose é uma zoonose e cerca de 90% dos casos registrados na América Latina ocorrem no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na Bahia, de acordo com a Vigilância Epidemiológica estadual, o maior número de notificações da doença em 2017 foi registrado na região sul do estado. Ao todo, 1.355 pessoas foram infectadas, em sua maioria homens, de 20 a 30 anos de idade.

Rosani Carvalho, técnica da vigilância, explica que a doença é causada por um protozoário e transmitida pela picada do mosquito flebótomo, conhecido popularmente como mosquito-palha. O protozoário geralmente utiliza o corpo de animais, como raposas e sariguês para se hospedar.

Conforme a especialista, há dois tipos de leishmaniose: a cutânea e a visceral. Cada uma apresenta sintomas diferentes. A cutânea provoca feridas na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores. Pode causar dor ou incômodo no local.

“É uma doença causada por um protozoário e ele vai exatamente alterando o tecido ali naquela região e formando aquela ulceração, que vai sempre aumentando e corroendo, formando uma ferida cada vez maior. Ela só vai cicatrizar com o tratamento”, disse Rosani Carvalho.

Já a leishmaniose  visceral, também conhecida como febre dundun, caracteriza-se pela perda de peso, febre de longa duração, fraqueza, aumento do baço e anemia profunda.  Esse é o tipo mais perigoso da doença. Pode levar a óbito se não for tratada.

Mortalidade

Ainda conforme Vigilância Epidemiológica da Bahia, somente no ano passado foram registrados 217 casos de leishmaniose visceral. Desses, 6% morreram por conta da doença.  O norte do estado, próximo a Irecê, foi o mais acometido por esta variação da patologia. As maiores vítimas foram crianças de 1 a 9 anos de idade.

Na opinião de Carvalho,  a mortalidade infantil pode estar relacionada com o sistema imunológico das crianças, que por não estar completamente desenvolvido facilita o avanço da doença.

Rosani Carvalho explica que o diagnóstico é efeito a partir de exames clínicos e laboratoriais. Contudo, o médico analisa, primeiramente, o quadro epidemiológico da localidade, ou seja, se a região na qual a pessoa esteve há registros da doença.

O tratamento é à base de medicamentos que visam combater o protozoário. Quando mais cedo a doença for detectada, maiores as chances de cura.

Tribuna da Bahia, Salvador/Por Jordânia Freitas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Vídeos produzidos pelo REPORTERBAHIA.COM - A NOTÍCIA COM RESPONSABILIDADE.

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Planos de Witzel de usar drone que faz disparos em ações policiais no Rio são criticados por especialistas

Com pautas semelhantes às do presidente eleito Jair Bolsonaro para o combate à violência, que contemplam, por exemplo, o princípio de “excludente de ilicitude” para as ações de policiais em confronto, o governador eleito Wilson Witzel planeja viajar para Israel, no ano que vem, para buscar tecnologias para uso na área de segurança. Ele deve ir acompanhado do deputado estadual, que se elegeu para o Senado, Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidente eleito, de acordo com informação da coluna de Berenice Seara, do EXTRA. Os dois se encontraram e discutiram, entre outros recursos técnicos, o uso de drones que levam armas acopladas. Esta semana, Witzel já havia defendido o abate de criminosos com fuzis, que foi criticado por especialistas e pelo atual ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O futuro ministro da Defesa, general Augusto Heleno, no entanto, apoiou a ideia, adotada, segundo ele, no Haiti.

Clique na foto e confira matéria completa.

Bandeira de Capim Grosso

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net