You are here: Home » NOTÍCIAS » CAPIM GROSSO » Tumor de Sticker é um dos graves problemas de cães e cadelas em Capim Grosso, informa ACAPA
Terça, 16 Jan 2018

******

*

Tumor de Sticker é um dos graves problemas de cães e cadelas em Capim Grosso, informa ACAPA


Cuidando em média de 300 a 400 cães e gatos da cidade, ACAPA - associação de proteção aos animais de Ruas de Capim Grosso- alertou a população local para um dos graves problemas existentes hoje com cachorros e cadelas da cidade. Trata-se do Tumor de Sticker, ou Sarcoma de Sticker, ou seja, uma neoplasia (câncer) que normalmente ocorre em cães adultos. Muito comum em países de clima tropical e subtropical como o Brasil. As células do tumor, que são mutadas, são esfoliadas e transplantadas de animal para animal. Não se sabe ainda o porquê ocorre está mutação celular. Ocorre com maior frequência em animais em idade adulta, sendo as fêmeas mais afetadas que os machos. O grupo de maior risco se compõe dos cães errantes.

São vários animais com esse problema na cidade alertaram Marceone, presidente da ACAPA, Lindiciane Rios e o vereador Nanal Vilas Boas, em entrevista ao Jornal Transamérica 2ª edição de quinta-feira, 28 de dezembro, ao vivo nos estúdios da Transamérica Hits.

Em busca de mais informações, encontramos em um artigo da Profa. Dra. Silvia E. Crusco, como a doença é transmitida. Na maioria dos casos é transmitido via contato sexual (cruzamento). Outras formas de transmissão são relativas ao comportamento social dos cães como, farejar e lamber a área genital e até mesmo por ferimentos causados por mordidas. A transmissão é feita na forma de transplante das células neoplásicas (cancerosas) do animal doente para o são.

Agora onde ele se localiza? Por ser sexualmente transmissível, principalmente, se localiza nas mucosas vaginal (fêmeas), prepucial e peniana (machos). Em alguns casos raros, pode ocorrer a metástase nas narinas, cérebro e outros órgãos.

As informações servem de alerta para as autoridades administrativas da cidade, vigilância sanitária, Secretaria da Saúde, profissionais veterinários, enfim, toda a sociedade que precisa se mobilizar em busca de solução para o citado problema bem como para outros tais como a falta de mutirões na cidade que pede pela castração desses animais, o que ajudará muito a diminuir os problemas.

“Em 2014, foi realizado em alguns pontos do município algumas castrações, em torno de cinquenta no máximo, mas ficou nisso mesmo”, colocou Marceone.

Para a locutora de rádio Lindiciane Rios, a falta de apoio do poder público é o maior de todos os problemas. “Até aqui não temos encontrado apoio da administração municipal. No meu entendimento isso acontece porque cachorros não votam”, colocou Lindiciane, que fez apelo também a população para quando encontrar um animal precisando de ajuda não repassar essa ajuda para ACAPA, já que os problemas são muitos e não dá para conciliar. “Ajudem o trabalho que vem sendo feito e mais: não maltratem os animais, não deem bola, precisamos da população para ajudar a resolver os problemas”, colocou Lindiciane.

Para o vereador Nanal Vilas, os requerimentos que vem sendo trabalhados na Câmara Municipal de Vereadores, as leis brasileiras, o Ministério Público ajudará o município a ter um compromisso a mais com o problema que é grande e precisa realmente de uma contrapartida mais efetiva do poder público sim. “Esperamos que 2018 venha ser o ano da virada quanto aos problemas que a sociedade enfrenta em relação ao número de cães e gatos nas Ruas da cidade”, colocou o edil.

Texto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA – Fotos: Lindiciane Rios.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

O Sindicato dos Médicos do Ceará divulgou um vídeo criticando a gestão da saúde pública no estado e aproveitaram a melodia da tradicional música de fim de ano da TV Globo para fazer o seu protesto. Em vez dos versos de esperança e motivação para a chegada do novo ano, a letra traz denúncias sobre as condições oferecidas aos pacientes nas unidades de saúde do Ceará. A frase "Todos os nossos sonhos serão verdade, o futuro já começou", por exemplo, é substituída pelos médicos por "E os pacientes estão largados numa maca no corredor". Em nota, o sindicato afirma que o vídeo, publicado na última sexta-feira (22), "mais que uma mensagem à sociedade e aos gestores públicos, por destacar o "horror" na Saúde" do Ceará. "Hoje é mais um dia perdendo tempo. Constrangedor. Falta anestesia para cirurgia, medicamentos pra receber. E os pacientes estão largados numa maca no corredor. O horror continua pode ser na UPA, Hospital da Mulher, Posto ou HGF", diz a música criada pelos médicos. por Guilherme Ferreira do Bahia Notícias/Vídeo: Sindicato dos Médicos do Ceará.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

TSE aprova 10 resoluções sobre regras das Eleições Gerais de 2018

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão extraordinária administrativa desta segunda-feira (18), dez resoluções sobre as regras das Eleições Gerais de 2018. Os temas das resoluções aprovadas são os seguintes: calendário eleitoral das Eleições de 2018;  atos preparatórios para a eleição; auditoria e fiscalização para as eleições; cronograma operacional do cadastro eleitoral para as eleições; pesquisas eleitorais; escolha e registro de candidatos; propaganda eleitoral, uso e geração do horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral; representações, reclamações e pedidos de direito de resposta; arrecadação e gastos de recursos por partidos políticos e candidatos e prestação de contas; e modelos de lacres de segurança para urnas e envelopes.

As resoluções aprovadas pelo TSE regulamentam as regras da legislação em vigor e servem de balizas que os candidatos devem respeitar para não  incorrerem em sanções de ordem eleitoral.

Clique na foto e confira matéria completa.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net