Tools

You are here: Home » NOTÍCIAS » CAPIM GROSSO » Tumor de Sticker é um dos graves problemas de cães e cadelas em Capim Grosso, informa ACAPA
Segunda, 10 Dez 2018

Tumor de Sticker é um dos graves problemas de cães e cadelas em Capim Grosso, informa ACAPA


Cuidando em média de 300 a 400 cães e gatos da cidade, ACAPA - associação de proteção aos animais de Ruas de Capim Grosso- alertou a população local para um dos graves problemas existentes hoje com cachorros e cadelas da cidade. Trata-se do Tumor de Sticker, ou Sarcoma de Sticker, ou seja, uma neoplasia (câncer) que normalmente ocorre em cães adultos. Muito comum em países de clima tropical e subtropical como o Brasil. As células do tumor, que são mutadas, são esfoliadas e transplantadas de animal para animal. Não se sabe ainda o porquê ocorre está mutação celular. Ocorre com maior frequência em animais em idade adulta, sendo as fêmeas mais afetadas que os machos. O grupo de maior risco se compõe dos cães errantes.

São vários animais com esse problema na cidade alertaram Marceone, presidente da ACAPA, Lindiciane Rios e o vereador Nanal Vilas Boas, em entrevista ao Jornal Transamérica 2ª edição de quinta-feira, 28 de dezembro, ao vivo nos estúdios da Transamérica Hits.

Em busca de mais informações, encontramos em um artigo da Profa. Dra. Silvia E. Crusco, como a doença é transmitida. Na maioria dos casos é transmitido via contato sexual (cruzamento). Outras formas de transmissão são relativas ao comportamento social dos cães como, farejar e lamber a área genital e até mesmo por ferimentos causados por mordidas. A transmissão é feita na forma de transplante das células neoplásicas (cancerosas) do animal doente para o são.

Agora onde ele se localiza? Por ser sexualmente transmissível, principalmente, se localiza nas mucosas vaginal (fêmeas), prepucial e peniana (machos). Em alguns casos raros, pode ocorrer a metástase nas narinas, cérebro e outros órgãos.

As informações servem de alerta para as autoridades administrativas da cidade, vigilância sanitária, Secretaria da Saúde, profissionais veterinários, enfim, toda a sociedade que precisa se mobilizar em busca de solução para o citado problema bem como para outros tais como a falta de mutirões na cidade que pede pela castração desses animais, o que ajudará muito a diminuir os problemas.

“Em 2014, foi realizado em alguns pontos do município algumas castrações, em torno de cinquenta no máximo, mas ficou nisso mesmo”, colocou Marceone.

Para a locutora de rádio Lindiciane Rios, a falta de apoio do poder público é o maior de todos os problemas. “Até aqui não temos encontrado apoio da administração municipal. No meu entendimento isso acontece porque cachorros não votam”, colocou Lindiciane, que fez apelo também a população para quando encontrar um animal precisando de ajuda não repassar essa ajuda para ACAPA, já que os problemas são muitos e não dá para conciliar. “Ajudem o trabalho que vem sendo feito e mais: não maltratem os animais, não deem bola, precisamos da população para ajudar a resolver os problemas”, colocou Lindiciane.

Para o vereador Nanal Vilas, os requerimentos que vem sendo trabalhados na Câmara Municipal de Vereadores, as leis brasileiras, o Ministério Público ajudará o município a ter um compromisso a mais com o problema que é grande e precisa realmente de uma contrapartida mais efetiva do poder público sim. “Esperamos que 2018 venha ser o ano da virada quanto aos problemas que a sociedade enfrenta em relação ao número de cães e gatos nas Ruas da cidade”, colocou o edil.

Texto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA – Fotos: Lindiciane Rios.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Vídeos produzidos pelo REPORTERBAHIA.COM - A NOTÍCIA COM RESPONSABILIDADE.

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Planos de Witzel de usar drone que faz disparos em ações policiais no Rio são criticados por especialistas

Com pautas semelhantes às do presidente eleito Jair Bolsonaro para o combate à violência, que contemplam, por exemplo, o princípio de “excludente de ilicitude” para as ações de policiais em confronto, o governador eleito Wilson Witzel planeja viajar para Israel, no ano que vem, para buscar tecnologias para uso na área de segurança. Ele deve ir acompanhado do deputado estadual, que se elegeu para o Senado, Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidente eleito, de acordo com informação da coluna de Berenice Seara, do EXTRA. Os dois se encontraram e discutiram, entre outros recursos técnicos, o uso de drones que levam armas acopladas. Esta semana, Witzel já havia defendido o abate de criminosos com fuzis, que foi criticado por especialistas e pelo atual ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O futuro ministro da Defesa, general Augusto Heleno, no entanto, apoiou a ideia, adotada, segundo ele, no Haiti.

Clique na foto e confira matéria completa.

Bandeira de Capim Grosso

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net