You are here: Home » BAHIA » Termina primeiro dia de julgamento da médica Kátia Vargas
Sábado, 16 Dez 2017

******

*

Termina primeiro dia de julgamento da médica Kátia Vargas


Depois de mais de 10h, o primeiro dia de julgamento da médica Kátia Vargas, de 49 anos,  – acusada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) de ter provocado o acidente que matou os irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes Dias, 21 e 23 anos, na orla de Salvador - foi encerrado por volta das 19h45 desta terça-feira, 5, e será retomado às 8h desta quarta, 6.

A ré deixou o Salão do Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, acompanhada de dois policiais militares e devera passar a noite em casa, já que obteve o direito de responder ao processo em liberdade provisória. A previsão inicial era que o julgamento seguisse até as 22h, mas após o depoimento das testemunhas de acusação e defesa a juíza Geize Almeida decidiu suspender a sessão.

Primeiro dia

O primeiro dia do julgamento da médica Kátia Vargas colocou a ré diante da mãe das vítimas, Marinúbia Barbosa, pela primeira vez. Apesar da prerrogativa de não ser obrigada a ir ao julgamento, a médica compareceu ao Salão do Júri no Fórum Ruy Barbosa, onde ficou sentada entre dois policiais militares. A médica, que deixou o espaço alternadas vezes, sempre escoltada, passou a maior parte do tempo de cabeça baixa.

Já a mãe dos irmãos mortos sentou na primeira fileira, do lado esquerdo do salão, amparada pelos familiares que ocuparam os oito assentos restantes. A enfermeira se manteve boa parte do tempo olhando para a frente, ouvindo os depoimentos das testemunhas.

Marinúbia, assim como demais familiares, chorou ao ver o MP-BA exibir as fotos dos filhos, durante o depoimento da terceira testemunha de acusação. Ao reviver a cena, por um instante, a mãe saiu amparada do salão, assim como já fizera em ocasiões anteriores.

Do lado de Vargas, distribuído na primeira fileira à direita do salão, todos os noves assentos reservados à família também foram ocupados. Entre os familiares, estavam o casal de filhos adolescentes da médica, além do marido da acusada.

Atraso de 1h30

Marcado para as 8h, o julgamento só foi começar por volta das 9h30, quando a juíza Gelzi Maria Souza declarou aberta a sessão. Logo após, inciou-se o sorteio de sete dos 25 jurados que foram ao Salão do Júri, no Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré. Dos sete, apenas dois eram do sexo masculino.

Os jurados com a responsabilidade de anunciar o veredito previsto para hoje são Alexandro Mota Reis, Marcos Roberto do Nascimento, Andreia Rodrigues, Ariteia Oliveira dos Santos, Natali de Oliveira, Maria Santos Alencar e Mariana Elias Andrade.

Além dos escolhidos, três sorteados foram descartados pela defesa de Vargas, outros dois dispensados pelo MP-BA (acusação) e outros dois se declararam impedidos de participar do júri, um deles por ter se manifestado sobre o caso em uma rede social na internet.

Testemunhas de acusação

Pela manhã, depuseram três das cinco testemunhas arroladas pela acusação: Álvaro Lima Freitas Junior, Maria Antônia Souza Palmeira e Arivaldo Lima Silva. Todos foram arguidos tanto pela acusação quanto pela defesa da médica, na primeira parte da sessão, que se estendeu até as 13h.

Todas as versões das testemunhas foram contestadas pela defesa de Vargas, que se ateve a buscar contradições nos detalhes dos depoimentos, como a distância em que elas estavam em relação às cenas descritas, desde a alegada discussão até a colisão da moto com o poste.

Os três afirmaram ter visto Emanuel, condutor da motocicleta, discutir com a médica no semáforo próximo ao antigo Salvador Praia Hotel, na avenida oceânica. Mas apenas dois deles, disseram ter visto o desfecho fatal em frente ao Ondina Apart Hotel.

O primeiro a depor foi Álvaro Lima Freitas que, na manhã de 11 de outubro de 2013, dia das mortes, voltava de uma caminhada matinal no sentido da Barra para a Ondina. Ele disse ter visto o momento em que Emanuel desfere um tapa do lado do carona no carro da médica.

“O veículo branco (o Kia Sorento dirigido por Vargas), então, arranca bruscamente, depois da moto. A partir daí, não tenho a visão da moto, até ver o desfecho do que está sendo julgado”, diz. “Segui caminhando, quando me aproximei, a situação era chocante”, disse, ao ver os corpos no chão.

Discussão de trânsito

A testemunha Maria Antônia recordou estava parada no semáforo, no sentido contrário aos dos envolvidos, rumo à Barra. “O condutor da motocicleta levanta o capacete, gesticula, como se estivesse brigando, mas não vi o que veio depois, por que segui adiante”, lembrou.

Já a testemunha Arivaldo Lima Silva foi categórico ao afirmar que a médica perseguiu a moto, em alta velocidade, deu dois toques no veículo menor até derrubá-lo. A testemunha diz ter alertado um policial militar que registrava a ocorrência de que o condutor havia cometido um homicídio.

Segundo o homem, ele acompanhava a discussão pelo retrovisor, já que o veículo o qual dirigia estava à frente dos envolvidos, na altura do antigo Salvador Praia Hotel. Ele diz que, após o semáforo abrir, seguiu adiante, pois a discussão não o interessava.

“Após a discussão, a moto seguiu em velocidade inferior à minha, que era de 60 quilômetros por hora. Então, fui ultrapassado por um carro em alta velocidade”, apontou. “O carro deu um toque no fundo da moto e, depois, usou a lateral para arremessar o veículo contra o poste”, completou.

À tarde, o júri foi retomado após parada para o almoço, às 14h35. Em seguida, foram ouvidas a 4ª e a 5ª testemunhas de acusação. Logo depois, as cinco testemunhas da defesa da médica Kátia Vargas.


Franco Adaílton e Redação/Nei Pinto l Ascom TJ-B

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Uma loja de telefonia localizada na Rua Franco Velasco, no bairro de Vista Alegre, no Subúrbio de Salvador, foi alvo de um casal de assaltantes, na tarde de segunda-feira (27). A ação do casal foi registrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento. Nas imagens é possível acompanhar o assalto, praticado por uma jovem armada com uma pistola, enquanto que um homem a aguardava dentro do veículo, um Fiat/Palio, de cor branca. Dinheiro e aparelhos celulares de funcionários e um cliente foram roubados. Segundo o proprietário da loja Ponto Phone, assaltos acontecem com frequência no bairro, mas não soube relacionar o casal a outros delitos. As informações são do Bocão News. Presa Graziele da Hora Conceição, de 22 anos, foi presa no início da tarde de hoje (28), após uma incursão da Rondesp BTS, em uma localidade conhecida como Coreia, no bairro do Pau Miúdo. Com ela foi achado aparelhos celulares, que segundo a PM, pertencem as vítimas. Ao ser presa, a jovem afirmou que a arma utilizada no crime pertence ao parceiro que também está sendo procurado pela polícia. Tribuna da Bahia, Salvador*Atualizada às 13h20/Vídeo: Bocão News.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Egito eleva para 305 mortos o balanço do pior atentado de sua história

O terror que atacou na sexta-feira, dia consagrado à oração no islã, uma mesquita repleta de fiéis no Sinai parece não ter limites. A Promotoria Geral do Egito elevou neste sábado para 305 a contagem de vítimas fatais, entre elas 27 crianças, do ataque terrorista contra um templo sufi em Bir al Abed, 40 quilômetros a Oeste da cidade de El Arish, epicentro da franquia egípcia do Estado Islâmico no Norte do Sinai. O número de feridos continua a ser 128. O atentado contra a mesquita de Al Raudá em plena reza central do início da tarde é a ação terrorista mais sangrenta registrada no país norte-africano e é uma das mais mortíferas da história em escala mundial.

Clique na foto e confira matéria completa.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net