Tools

You are here: Home » MUNDO » Atirador mata 26 e fere 20 fieis em igreja no interior do Texas
Quarta, 22 Mai 2019

Atirador mata 26 e fere 20 fieis em igreja no interior do Texas

Vinte e seis pessoas foram assassinadas a tiros neste domingo, 5, durante culto dominical em uma igreja batista no Texas, no mais grave ataque do tipo no Estado e o quinto com maior número de vítimas da história dos EUA. O crime aconteceu 36 dias depois do maior massacre a tiros do país, que deixou 58 mortos em Las Vegas. Na ocasião, o aposentado Stephen Paddock abriu fogo contra uma multidão que assistia a um festival de música country.

As vítimas frequentavam a Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs, uma comunidade de 640 habitantes a 50 km de San Antonio. O número de mortos representa 4% da população local. Outras 20 pessoas estão em hospitais da região com ferimentos de distinta gravidade. Segundo a polícia, a idade dos mortos varia de 5 a 72 anos.

Vestido de preto e usando um colete à prova de balas, o autor do crime começou a disparar com um fuzil semiautomático pouco depois das 11h20 (15h20, horário de Brasília) do lado de fora da igreja, onde matou duas pessoas. Ele continuou a atirar quando entrou no edifício. Vinte e três vítimas morreram dentro da igreja e outra a caminho do hospital. Vários meios de imprensa americanos identificaram o autor do massacre como Devin Patrick Kelley, um homem branco de 26 anos que vivia no subúrbio de San Antonio.

De acordo com a rede CBS, ele serviu na Força Aérea de 2010 a 2014 e foi expulso da instituição depois de julgamento em uma corte marcial. Em entrevista coletiva, investigadores disseram que um vizinho da igreja armado com um rifle confrontou Kelley, que deixou o fuzil usado no ataque e fugiu em seu carro. O mesmo morador o perseguiu. O atirador foi encontrado morto em seu veículo. A polícia afirmou que ainda não havia conseguido determinar se ele se suicidou ou foi morto pela pessoa que o perseguiu. Os investigadores não confirmaram a identidade do atirador. Dias antes do ataque, Kelley publicou em sua página no Facebook a foto de um fuzil com a frase “ela é uma p... má”.

Esse é o segundo ataque a tiros em uma igreja nos EUA em pouco mais de dois anos. No dia 17 de junho de 2015, o defensor da supremacia branca Dylann Roof matou nove fiéis negros na Igreja Episcopal Metodista Africana Emanuel, em Charleston, na Carolina do Sul.

O presidente Donald Trump, que está no Japão, reagiu ao ataque com um post no Twitter: “Que Deus esteja c/ as pessoas de Sutherland Springs, Texas. O FBI & oficiais da lei estão na cena. Eu estou monitorando a situação do Japão”.

A Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs costuma filmar seus cultos para o seu canal no YouTube e existe a expectativa de que o ataque deste domingo tenha sido registrado em vídeo. Segundo a CNN, uma das vítimas é a filha de 14 anos do pastor da igreja.

Entre os casos de Las Vegas e o deste domingo, houve 34 casos de “atiradores em massa” no país, categoria que abrange todos os ataques a tiros que deixam pelo menos quatro vítimas, entre mortos e feridos.

Com poucos controles sobre o comércio de armas, o Estado do Texas registrou o que é considerado o primeiro ataque a tiros da história dos EUA. No dia 1.º de agosto de 1966, Charles Whitman matou 11 pessoas partir do observatório da torre da Universidade do Texas em Austin, em um crime que guarda semelhança com o de Las Vegas, no qual o atirador disparou do quarto de seu hotel. Antes de subir ao local, Whitman havia matado sua mãe e sua mulher e outras três pessoas.

De acordo com o Law Center to Prevent Gun Violence, o Texas está em 34.º lugar entre os 50 Estados americanos no ranking dos que têm a regulamentação mais estrita sobre armas. Muitos texanos são favoráveis ao acesso irrestrito a armas e veem o seu porte como parte da cultura do Estado. Lei que entrou em vigor em agosto do ano passado passou a permitir que estudantes levem armas às universidades do Estado.

Cada vez que ocorre um ataque a tiros nos EUA, integrantes do Partido Democrata defendem a aprovação de leis que tornem mais rigoroso o acesso a armas no país. Os republicanos se opõem e atribuem os massacres ao desequilíbrio mental de seus autores.

“A cumplicidade do Congresso tem de acabar”, afirmou o senador democrata Richard Blumenthal. A dificuldade em aprovar legislação sobre o assunto decorre em parte do poderoso lobby da Associação Nacional do Rifle, que mantém um sistema de notas dos parlamentares de acordo com suas votações em propostas sobre armas.

Os que defendem mais rigor argumentam que não há checagem de antecedentes ou avaliação do estado mental dos compradores em grande parte das vendas. Esses procedimentos são exigidos em lojas, mas não nas centenas de feiras de armas

Declaração. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que está em viagem ao Japão, disse que está acompanhado a situação na cidade de Sutherland Springs, no Texas, onde pelo menos 27 pessoas morreram após um atirador invadir uma igreja. "Que Deus esteja com o povo de Sutherland Springs, no Texas. O FBI e as forças da lei estão no local. Estou acompanhando a situação desde o Japão", escreveu Trump, que está em Tóquio, no Twitter.

Cláudia Trevisan, Washington/ Foto: AP. 05 Novembro 2017 | 18h03

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Ministro nega cortes em universidades e diz que educação básica é prioridade O ministro da Educação, Abraham Weintraub, negou a existência de cortes em recursos das universidades, disse que o foco do governo Bolsonaro está nas creches e no ensino básico e entrou em embates com parlamentares da oposição. Ele foi convocado a falar no Plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (15) para a explicar os contingenciamentos orçamentários nas universidades. A sessão coincidiu com protestos, ocorridos em todos os estados e no Distrito Federal, contrários à diminuição de verbas na educação. Weintraub explicou que o ministério está cumprindo determinações orçamentárias ao contingenciar os recursos. Afirmou ainda que o orçamento da pasta pode ser reforçado por eventuais montantes repatriados de desvios na Petrobras. “Estamos cumprindo a lei. O ministro da Economia, Paulo Guedes, que esteve aqui várias vezes, já explicou que somos obrigados pela Lei de Responsabilidade Fiscal a contingenciar toda vez que a receita não corresponde ao que foi orçado, no ano anterior, pelo Congresso Nacional”, declarou o ministro. Reportagem - Carol Siqueira e Eduardo Piovesan Edição - Marcelo Oliveira/Vídeo: Câmara dos Deputados. Política de Prevenção da Automutilação e Suicídio aguarda sanção presidencial A proposta (PL 1902/2019) que cria a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio foi aprovada pelo Congresso Nacional em 3 de abril. Projeto prevê a notificação obrigatória por escolas, por exemplo, de todos os casos às autoridades sanitárias e aos conselhos tutelares. Se promulgada sem alterações, a proposta será colocada em prática pela União em cooperação com os estados, o Distrito Federal e os municípios. Veja mais na reportagem da TV Senado. Fonte: Agência Senado/Vídeo: TV Senado. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Versão completa em Libras Libras é a sigla para a língua brasileira de sinais, composta de um extenso e complexo repertório de gestos. Em 2002, a Lei 10.436 deu à Libras o status de meio legal de comunicação e expressão. Desde então, escolas, faculdades, repartições do governo e empresas concessionárias de serviços públicos estão obrigadas a providenciar intérpretes para atender aos surdos. A lei faz aniversário em 24 de abril, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Ricardo Westin, da Agência Senado Colaborou: Ana Luísa Araújo Publicado em 25/4/2019 TV Senado - Publicado em 20 de mar de 2019. Senado pode banir sacolas plásticas, canudos e microplástico Alguns estados já proibiram a oferta e uso de objetos plásticos, como sacolas e canudos, mas o Senado estuda aprovar uma lei federal impedindo a fabricação de materiais feitos à base de microplástico — muito usado também pelas indústrias de cosméticos e higiene pessoal. Esse é o conteúdo do PLS 263/2018, que teve origem em uma sugestão legislativa de um cidadão apresentada por meio do Portal e-Cidadania. TV Senado - Publicado em 30 de abril de 2019.

Matéria Especial RepórterBahia.Com

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atualizou para 169 o número de mortes em decorrência do rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho. Mais cedo, a corporação informou que dois corpos foram retirados da lama de rejeitos nos últimos dois dias. Fragmentos de corpos também foram localizados pelas equipes nas últimas horas.

Fonte: Agência Brasil.

www.deolhonoradio.com.br (clique na foto)

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.


http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net