Tools

You are here: Home
Segunda, 18 Jun 2018

***

 

'Consagra o princípio da liberdade', diz ministro da Educação sobre decisão do STF em relação ao ensino religioso nas escolas

O ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho classificou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que permite promoção de crenças no ensino religioso em escolas públicas, como uma "consagração da liberdade". O ministro comentou o assunto durante evento que participa em Salvador, na manhã desta sexta-feira (29).

"[A decisão] Ela consagra o princípio da liberdade. Não há obrigação para os alunos terem aula de ensino religioso nas escolas públicas e, ao mesmo tempo, não há proibição. Então, é uma consagração da liberdade, que está previsto na Constituição federal", afirmou.

Na quarta-feira (27), o STF decidiu permitir que professores de ensino religioso em escolas públicas promovam suas crenças em sala de aula. No julgamento, iniciado em agosto e finalizado na quarta, somaram-se 6 ministros, entre os 11 integrantes da Corte, favoráveis à possibilidade do modelo “confessional”. Nessa modalidade, os professores lecionam como representantes de uma religião, com liberdade para influenciar os alunos.

O ministro participa de evento na capital baiana ao lado do prefeito de Salvador, ACM Neto, e outras autoridades. O encontro marca a assinatura de termo de compromisso para construção de creches na cidade e autorização de funcionamento da faculdade AGEs de medicina no município de Jacobina, no interior da Bahia.

No evento em Salvador, está presente também ministro baiano Antônio Imbassahy, da Secretaria de Governo.

Enem

Na chegada ao hotel onde ocorre o evento em Salvador, o ministro também abordou as mudanças anunciadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

"Primeiro, autorizamos a realização do Enem em dois dias [dois domingos], o que não ocorria em edições anteriores, o que vai dar conforto aos jovens. Ao mesmo tempo, valorizamos a questão dos sabatistas que ficavam confinados. Além disso, a redacão será aplicada na primeira prova, algo visto como positivo pelos jovens", afirmou.

O ministro ainda destacou as novidades para segurança do exame. "A gente conseguiu aprimorar requisitos como a identificação individual de cada prova, com relação a cada estudante que se submete ao Enem em 2017. E, finalmente, equipamentos que estarão disponíveis para a gente combater tentativas de fraude na prova", disse.

Clique no link e confira matéria completa:

https://g1.globo.com/bahia/noticia/consagra-o-principio-da-liberdade-diz-ministro-da-educacao-sobre-decisao-do-stf-sobre-ensino-religioso-nas-escolas.ghtml


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Video: Ministério Público do Estado da Bahia. Vídeo: Ministério Público do Estado da Bahia. Vídeos: Ministério Público da Bahia.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Justiça Eleitoral será 'irredutível' na aplicação da Ficha Limpa, diz Fux ao assumir TSE

O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou nesta terça-feira (6) que a Justiça Eleitoral será "irredutível" com a aplicação da Lei da Ficha Limpa no pleito deste ano.

Um dos principais defensores da aplicação rígida da lei, Fux deu a declaração durante a cerimônia de posse, em Brasília.

"A estrita observância da Lei da Ficha Limpa se apresenta como pilar fundante da atuação do TSE. A Justiça Eleitoral, como mediadora do processo sadio, será irredutível na aplicação da Ficha Limpa", disse o ministro, acrescentando que quem for "ficha suja" estará "fora do jogo democrático".

Clique na foto e confira matéria completa.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net