You are here: Home
Sábado, 16 Dez 2017

******

*

Consumo volta a crescer, e economia avança 0,2% no 2º trimestre

A economia brasileira avançou 0,2% no segundo trimestre, frente ao trimestre anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE. É o segundo trimestre seguido de crescimento frente ao trimestre anterior, após dois anos consecutivos de taxas negativas. No primeiro trimestre de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) havia registrado alta de 1%, influenciado pelo bom desempenho da agropecuária. Frente ao segundo trimestre, o PIB cresceu 0,3%. É a primeira alta neste tipo de comparação após 12 quedas seguidas.

Após nove trimestres sem crescimento, o consumo das famílias avançou 1,4% frente ao início do ano e foi o principal responsavel por impulsionar o desempenho no segundo trimestre. A expectativa de analistas do mercado financeiro era de que o PIB ficasse estável, com projeções que iam de queda de 0,5% a alta de 0,7%. O resultado veio acima da mediana das previsões, que era de estabilidade.

PARA IBGE, 'AINDA NÃO É RECUPERAÇÃO'

O IBGE pondera que não trabalha com o conceito de recessão, mas, na avaliação da coordenadora de Contas Nacionais do instituto, Rebeca Palis, o país deu continuidade a um ciclo ascendente que começou a ser observado na segunda metade de 2016. No entanto, a especialista destaca que ainda não dá para chamar de recuperação.

ANÁLISE: Consumo mostra que o pior ficou para trás, mas economia ainda precisa de 'empurrão' para sair mesmo da recessão

— Ainda não (dá para chamar de recuperação). A gente vai ver que a gente está num ciclo ascendente da economia. A gente pode ver que a gente atingiu um vale no segundo trimestre de 2016 (no acumulado em quatro trimestres). Desde o segundo semestre de 2016 já é um ciclo ascendente — afirmou Rebeca.

CONSUMO VOLTA A CRESCER APÓS 9 TRIMESTRES

Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o consumo das famílias voltou a crescer após nove trimestres sem expansão e ajudou a impulsionar o PIB pelo lado da despesas, com alta de 1,4%. O consumo também registrou resultado positivo frente ao mesmo trimestre do ano anterior: avanço de 0,7%, também o primeiro resultado positivo em nove trimestres.

A liberação dos saques de contas inativas do FGTS é citada como um dos fatores que ajudaram a impulsionar o consumo das famílias do IBGE. Segundo o instituto, o dinheiro extra na economia se somou a outros fatores, como uma inflação mais baixa no período (3,6%) e o corte da taxa básica de juros, a Selic, para 10,9% (média do período), contra 14,1% no segundo trimestre de 2016. O IBGE cita ainda o crescimento nominal de 1,8% do saldo de operações de crédito para pessoas físicas.

— O consumo é, sem dúvida nenhuma, o maior destaque da economia, até pelo peso que ele tem, já que representa mais de 60% do PIB. Isso por um conjunto de fatores, como o crescimento real dos salários, que ainda estão sendo ajustados em relação às taxas de inflação antigas e maiores, além da queda dos juros e dos preços do consumidor, que cresceu bem menos neste trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Tudo isso, com o FGTS, fez com que o consumidor tivesse mais dinheiro no bolso para gastar — explicou Palis.

Apesar da contribuição importante desse consumo no segundo trimestre, o setor agropecuário continua sendo o principal destaque do ano. No semestre, o PIB ficou estável, graças à alta acumulada de 15% da agropecuária. O setor ficou estável no segundo trimestre, na comparação com o primeiro trimestre, porque a alta no primeiro trimestre foi muito intensa. Ou seja: o segmento manteve crescimento no mesmo ritmo.

A agropecuária também ajudou no setor externo, que teve contribuição positiva para o PIB, já que as exportações cresceram e as importações caíram, explica Rebeca:

— Há uma contribuição positiva com as exportações crescendo e as importações caindo. O que cresceu dentro das exportações foi a parte da agropecuária, que a gente está tendo uma safra recorde e a parte de petróleo e extrativa, que também são destaque da produção. O que puxou muito para baixo em importação foi a compra de máquinas e equipamentos. A importação de bens de capital caiu mais de 30%, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

INVESTIMENTOS DESPENCAM 6,5%

Indicador de investimento, a formação bruta de capital fixo (FBCF) registrou queda de 0,7% em relação ao primeiro trimestre, a quarta queda consecutiva, porém menos intensa que o recuo de 0,9% do primeiro trimestre. Frente ao segundo trimestre de 2016, os investimentos registram tombo mais forte, de 6,5%. Nesse tipo de cálculo, é o 13º resultado negativo do indicador. No acumulado em 12 meses, a queda acumulada é de 6,1% - a menos intensa desde o quarto trimestre de 2014, início da recessão.

O desempenho da indústria no resultado do PIB ainda é negativo. Frente ao primeiro trimestre, a retração foi de 0,5% e, na comparação com o segundo trimestre de 2016, a queda foi ainda pior: 2,1%. O recuo foi puxado principalmente pela queda do setor de construção, que recuou 7% em relação ao mesmo trimestre de 2016.

E AINDA: Mesmo com avanço do PIB, Brasil é vice-lanterna do crescimento global

Também em relação ao trimestre logo anterior, o setor de construção teve queda de 2%, seguido de retração de 1,3% na atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana. A extrativa mineral, que cresceu 0,4% em relação ao trimestre anterior, registrou alta de 5,9% ante ao mesmo período de 2016. A indústria de transformação manteve-se praticamente estável, com 0,1% em relação ao trimestre anterior, mas apresenta queda de 1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o setor de serviços — com peso de 73,3% no PIB — cresceu 0,6% em relação ao trimestre anterior. A alta, contudo, ainda não foi suficiente para impedir a queda de 0,3% ante igual período do ano passado. A alta do setor foi puxada principalmente pelo comércio, que cresceu 1,9% em relação ao primeiro trimestre, seguido de atividades imobiliárias e outros serviços (0,8%) e atividade de transporte, armazenagem e correio (0,6%). Por outro lado, serviços de informação tiveram a principal queda, com retração de 2%, seguidos de saúde e educação pública (-0,3%) e intermediação financeira e seguros (0,2%).

A agropecuária se manteve estável em relação ao trimestre imediatamente anterior. Já em comparação com igual trimestre de 2016, o setor teve uma alta de 14,9%, puxada principalmente pela alta do milho (56,1%) e da soja (19,7%). O café, por outro lado, foi um dos principais produtos que puxou a taxa para baixo, como queda de 7%.

por Marcello Corrêa/Marina Brandão, o Globo/Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Uma loja de telefonia localizada na Rua Franco Velasco, no bairro de Vista Alegre, no Subúrbio de Salvador, foi alvo de um casal de assaltantes, na tarde de segunda-feira (27). A ação do casal foi registrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento. Nas imagens é possível acompanhar o assalto, praticado por uma jovem armada com uma pistola, enquanto que um homem a aguardava dentro do veículo, um Fiat/Palio, de cor branca. Dinheiro e aparelhos celulares de funcionários e um cliente foram roubados. Segundo o proprietário da loja Ponto Phone, assaltos acontecem com frequência no bairro, mas não soube relacionar o casal a outros delitos. As informações são do Bocão News. Presa Graziele da Hora Conceição, de 22 anos, foi presa no início da tarde de hoje (28), após uma incursão da Rondesp BTS, em uma localidade conhecida como Coreia, no bairro do Pau Miúdo. Com ela foi achado aparelhos celulares, que segundo a PM, pertencem as vítimas. Ao ser presa, a jovem afirmou que a arma utilizada no crime pertence ao parceiro que também está sendo procurado pela polícia. Tribuna da Bahia, Salvador*Atualizada às 13h20/Vídeo: Bocão News.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Egito eleva para 305 mortos o balanço do pior atentado de sua história

O terror que atacou na sexta-feira, dia consagrado à oração no islã, uma mesquita repleta de fiéis no Sinai parece não ter limites. A Promotoria Geral do Egito elevou neste sábado para 305 a contagem de vítimas fatais, entre elas 27 crianças, do ataque terrorista contra um templo sufi em Bir al Abed, 40 quilômetros a Oeste da cidade de El Arish, epicentro da franquia egípcia do Estado Islâmico no Norte do Sinai. O número de feridos continua a ser 128. O atentado contra a mesquita de Al Raudá em plena reza central do início da tarde é a ação terrorista mais sangrenta registrada no país norte-africano e é uma das mais mortíferas da história em escala mundial.

Clique na foto e confira matéria completa.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net