You are here: Home » NOTÍCIAS » CAPIM GROSSO » Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB fala no Jornal Transamérica 2ª edição. “Não se trata de defender criminosos, a defesa é da vida”. Caso Edivan também é citado
Quinta, 19 Out 2017

******

*

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB fala no Jornal Transamérica 2ª edição. “Não se trata de defender criminosos, a defesa é da vida”. Caso Edivan também é citado


Participou do Jornal Transamérica 2ª edição desta sexta-feira, 11 de agosto, dia do estudante e do advogado, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Subseção Jacobina, Dra. Ludimila Rios, formada pela 1ª turma na UNEB Campus IV/Jacobina, o que já acumula sete anos de grande aprendizado e muitas conquistas principalmente na área criminal, área de maior participação da advogada, que já trabalhou no Fórum de Capim Grosso, no período de Dr. Tiago, juiz de direito, Dr. Alexandre, Promotor de Justiça, Dr. Gilber Santos, Promotor de Justiça, dentre outras experiências que só contribuíram para fazer de Dra. Ludimilia Rios, uma das advogadas mais atuantes em toda a região.

Há sete meses atuando como presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Subseção Jacobina, Dra. Ludimila descreve os direitos humanos como algo sagrado na sua carreira. “A vida precisa ser defendida principalmente quando existe casos de vulnerabilidade envolvendo crianças, adolescentes, idosos, dentre outras situações que contribuem para abalizar a minha verdade a ponto de buscá-la até o fim”, relatou Dra. Ludimila.

“Não se trata de defender criminosos, a defesa é da vida”, colocou a advogada com críticas à sociedade que acha que matar é o caminho para diminuir a violência em nosso país. “Se espancar, torturar, matar, resolvesse eu não estaria na luta pela vida, mas não resolve, pelo contrário, só gera mais violência, por isso é preciso entender a mensagem dos direitos humanos, que defende a vida na verdadeira colocação da palavra”, citou a advogada que por onde passa com a sua tese é criticada, cobrada, desafiada, com aconteceu na audiência pública de terça-feira, 09 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores de Capim Grosso, em debate a criação da Guarda Municipal de Capim Grosso. “Sobre as críticas já estou acostumada”, completou Ludimila.

Ainda sobre direitos humanos, Dra. Ludimila falou sobre Edivan, garoto que morreu no início da madrugada do dia 1º de janeiro do ano em curso, ao dar entrada na UPA 24h, em Capim Grosso, com afirmações de familiares que agentes da Guarda Municipal que acompanhou o garoto até a unidade de saúde, depois de problemas envolvendo o adolescente na Praça da Prefeitura, teriam agredido o garoto, contribuindo para sua morte, Dra. Ludimila esclareceu que Edivan era um garoto que precisava da proteção do estado, vivia em situação de vulnerabilidade, por isso a necessidade da comissão em acompanhar o caso. O inquérito está sendo presidido por Dr. Humberto Marino, delegado de Capim Grosso, faltando apenas o resultado do exame toxicológico, para assim ser enviado para o Ministério Público, que vai analisar se houve excessos a ponto de ser registrado um crime ou não. “Temos o registro de tudo, imagens das câmeras de monitoramento da cidade, acompanhamento dos depoimentos dos guardas, da conselheira tutelar, só resta agora aguardar a conclusão do exame que devido à grande demanda do IML da capital baiana, o tempo de conclusão de um resultado é de sete meses, o que vem gerando uma grande expectativa na família, na sociedade”, declarou a Presidente dos Direitos Humanos.

Sobre a situação da Justiça da Bahia, vista como uma das piores do Brasil, Dra. Ludimilia colocou que os problemas são grandes, como falta de juízes, servidores, tempos esdrúxulos para julgar ações, a ponto de interferir na vida do acusado, da família, do advogado, da sociedade, assim como outros fatos que precisam ser combatidos e a OAB, principalmente na pessoa de Dra. Marilda Miranda, vem fazendo com maestria, tendo como exemplo as últimas conquistas em prol do fortalecimento do judiciário local, com a confirmação de dois juízes substitutos, assim como outras conquistas que exaltam mais e mais a luta da OAB em prol de uma justiça mais efetiva na vida das pessoas, justiça essa representada por excelentes advogados. Dr. Vanderley Moura, Dr. Florigil, Dra. Marilda Miranda, os novos advogados que vem construindo grandes momentos da nossa justiça, Dr. Luís Viana, citado também na entrevista como sendo uma grande voz que clama em um deserto sem juízes, servidores, avaliação de péssima referência, bem como outros fatos. Para Dra. Ludimila Rios, só debatendo com a sociedade será possível mudar o senário que tem como reflexo a situação política do Brasil.


Texto e fotos: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Repórter Bahia/Materias em vídeo

Pelo menos 59 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas após um homem atirar do 32º andar do Mandalay Bay, um famoso cassino e resort de Las Vegas (EUA), contra uma multidão em um festival de música na noite deste domingo (horário local, madrugada desta segunda em Brasília). A ação já é considerada o maior ataque a tiros da história dos Estados Unidos. O massacre foi reivindicado pelo Estado Islâmico. O atirador, identificado como Stephen Paddock, de 64 anos, teria jurado lealdade ao grupo há alguns meses, segundo a Reuters, citando a agência Amaq, que é ligada aos extremistas. No entanto, o FBI, a polícia federal americana, afirma que não foi encontrada nenhuma evidência de conexão de Paddock com grupos terroristas internacionais. Mais cedo, o xerife da polícia de Las Vegas, Joseph Lombardo, disse acreditar que não se trata de um atentado terrorista e afirmou que o atirador era um morador local, um "lobo solitário". A primeira informação oficial era de que o suspeito havia sido morto por policiais. Mais tarde, no entanto, Lombardo afirmou que o atirador se matou antes da chegada das forças de segurança. Ligadas a ele, foram encontradas 42 armas - 23 armas na casa dele, em Mesquite, e 19 no hotel. Por G1.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Governo aprova plano para acabar com vacinação contra aftosa até 2026

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou a versão definitiva do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa). O plano começa a valer este ano e continua até 2026. O objetivo é que o Brasil seja considerado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) um país livre da doença sem vacinação a partir de 2023.

O vírus da febre aftosa é altamente contagioso. O animal afetado apresenta febre alta que diminui após dois a três dias. Em seguida, aparecem pequenas bolhas que se rompem, causando ferimentos. O animal deixa de andar e comer e, no caso de bezerros e animais mais novos, pode até morrer. A transmissão pode ocorrer por meio da ingestão de água e alimentos contaminados pela saliva de animais doentes. O vírus é resistente, podendo sobreviver durante meses em carcaças congeladas.

Clique na foto e confira matéria completa.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net