You are here: Home » BAHIA » Mais de 143 mil famílias voltam ao programa Bolsa Família em 2017
Segunda, 19 Fev 2018

******

*

Mais de 143 mil famílias voltam ao programa Bolsa Família em 2017


Devido ao aumento da taxa de desemprego provocado pela crise econômica do país, mais de 143 mil famílias retornaram ao Bolsa Família este ano. A lista de espera também aumentou. Entre janeiro e fevereiro, chegou a estar zerada, porém, aos poucos, o número foi crescendo e hoje chega a 525 mil famílias.

Segundo entrevista concedida ao jornal Valor Econômico, o ministro do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra, informou que pretende zerar a lista atual até agosto. Mesmo com a restrição financeira do governo federal, o ministério teria orçamento suficiente para atender esse público.

Das 143.866 famílias que retornaram ao programa neste ano, 20.458 estão no estado de São Paulo; 16.781 na Bahia; 13.258 em Minas Gerais; 11.973 em Pernambuco. Os dados estão mais baixos do que os apurados em 2015 e 2016.

O secretário-executivo do MDS, Alberto Beltrame, explicou que a piora da economia fez com que muitas famílias retornassem ao programa social.

Ainda que a procura esteja elevada, a quantidade de benefícios oferecidos caiu.

Estima-se que, em julho, 12,7 milhões de famílias foram atendidas. No fim de 2016, esse número era de 13,57 milhões.

Para Beltrame, a quantidade de famílias atendidas diminuiu devido à mudança na metodologia do pente-fino, que agora faz o cruzamento de vários bancos de dados e passou a ser anual (antes era mensal).

Esta modificação permitiu o atendimento de pessoas que realmente precisam, uma vez que existia um grande número de famílias que conseguiam burlar as regras e receber o benefício indevidamente.

Esta ação teve início em junho de 2016 e, como resultado, o MDS encontrou irregularidades em 1,136 milhão de benefícios. Destes, 469 mil foram cancelados e 667 mil, bloqueados. No caso dos bloqueios, os usuários tiveram até três meses para comprovar que cumpriam os requisitos do programa de distribuição de renda, para só assim poder voltar a receber o benefício. A pasta também convocou 1,4 milhão de famílias para fazer atualização cadastral em janeiro de 2017.

No primeiro semestre deste ano, 781.801 benefícios do Bolsa Família foram concedidos. No mesmo período, outro 1,220 milhão foi cancelado. Só no mês de julho, foram 602 cancelamentos e 150 mil concessões, estas feitas apenas após todo o processo de fiscalização dos dados das famílias, e, consequentemente comprovado que se encaixam nos requisitos solicitados pelo programa social.

Amanda Silva | A TARDE SP/Foto: Carlos Casaes l Ag. A TARDE 23.10.2004.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Video: Ministério Público do Estado da Bahia. Vídeo: Ministério Público do Estado da Bahia. Vídeos: Ministério Público da Bahia.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Justiça Eleitoral será 'irredutível' na aplicação da Ficha Limpa, diz Fux ao assumir TSE

O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou nesta terça-feira (6) que a Justiça Eleitoral será "irredutível" com a aplicação da Lei da Ficha Limpa no pleito deste ano.

Um dos principais defensores da aplicação rígida da lei, Fux deu a declaração durante a cerimônia de posse, em Brasília.

"A estrita observância da Lei da Ficha Limpa se apresenta como pilar fundante da atuação do TSE. A Justiça Eleitoral, como mediadora do processo sadio, será irredutível na aplicação da Ficha Limpa", disse o ministro, acrescentando que quem for "ficha suja" estará "fora do jogo democrático".

Clique na foto e confira matéria completa.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net