You are here: Home
Domingo, 22 Out 2017

******

*

Sexo oral sem camisinha aumenta riscos de câncer de garganta, acredita especialista

Aposto vários dinheiros que quando você leu o título dessa matéria certamente torceu o bico e pensou: como assim sexo oral com camisinha? Pois é, manas! O professor da Faculdade de Medicina da UFBA, Marcus Borba (@drmarcusborba) , explica que vem ocorrendo um aumento no número de pacientes com câncer de boca e garganta com a probabilidade de ter relação com a infecção pelo HPV (Vírus Papiloma Humano). Atualmente, estima-se que o HPV está presente em cerca de 30% dos cânceres de boca em pacientes abaixo de 45 anos.

Marcus  é líder da Unidade Especializada em Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Português, em Salvador, e coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Geral Roberto Santos. Marcus também atende na Clion e integra a equipe médica de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Aristides Maltez, onde é preceptor da Residência Médica de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Convênio SESAB – H. Aristides Maltez.

Em conversa com o Me Salte ele falou mais sobre o tema. Dá uma lida aí para tirar as dúvidas e começar (se você ainda não faz) se cuidar para evitar ter câncer! ” Tentar se acostumar com a proteção me parece a melhor alternativa do que o risco da doença também”, destaca o médico que faz o alerta: a regra vale tanto para homossexuais quanto para heterossexuais.

Me Salte: Qual a relação entre o câncer e o sexo oral?

Marcus Borba: Especificamente falando do câncer de boca e de garganta (orofaringe), vem ocorrendo um aumento de pacientes com essas doenças, que não fumam e/ou bebem e que são mais jovens. Esse fato parece ter relação entre a infecção pelo HPV (Vírus Papiloma Humano), que é transmitido por contato sexual sem proteção, o que inclui o sexo oral. A infecção pelo HPV aumenta a chance de câncer de boca e garganta.

Me Salte: Que tipo de prevenção é possível ter no sexo oral para evitar doenças sem deixar de praticá-lo?

Marcus Borba: Praticar o sexo oral com o uso de preservativos masculinos e femininos e, com isso, evitar o contato de pele e mucosa, sem infecção pelo HPV com a pele infectada.

Me Salte: Muita gente diz que usar camisinha na hora do sexo oral tira o prazer. Como aliar prevenção e prazer?

Marcus Borba: Não sou sexólogo, mas acho que procurar valorizar todo o conjunto da relação, e, portanto, não apenas o momento, pode ser uma das alternativas. O sexo com parceiro conhecido e a monogamia são outras condutas que podem ajudar na prevenção. Tentar se acostumar com a proteção me parece a melhor alternativa do que o risco da doença também. Num médio e longo prazo, a imunização de crianças e adolescentes pode ajudar na redução da infecção e talvez ter algum papel nesse panorama.

Me Salte: Há diferença nessa prevenção entre o sexo em casais homossexuais e heterossexuais?

Marcus Borba: A infecção pelo HPV pode ser transmitida pelo contato direto entre a pele e mucosa de regiões infectadas, e isso vale para homossexuais e heterossexuais. Por isso, não vejo maiores diferenças na prevenção.

Me Salte: Qual a incidência de câncer de cabeça e pescoço atribuído ao vírus HPV?

Marcus Borba: O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, por ano, o país registre 14 mil novos casos de câncer de boca. Nem todos são causados ou têm relação com a infecção pelo HPV. Mas a participação dele vem aumentando. Hoje em dia, estima-se que o HPV está presente em cerca de 30% dos cânceres de boca em pacientes abaixo de 45 anos.

Me Salte: Apenas a infecção pelo HVP é suficiente para o desenvolvimento do câncer?

Marcus Borba: Parece que pode ser suficiente, sim. Mas nem todo mundo que tem infecção pelo HPV vai ter câncer de boca, embora haja um aumento do risco. Outros fatores, como álcool e fumo, podem aumentar esse risco, se associados. A boa notícia é que os tumores de garganta relacionados ao HPV têm um melhor prognóstico em relação àqueles provocados pelo fumo, respondendo melhor à quimioterapia e à radioterapia e, muitas vezes, nem precisam de cirurgia.

Me Salte: Quais outros riscos à saúde existem para uma pessoa que está com HPV?

Marcus Borba: O HPV pode causar lesões genitais também, como no ânus, vagina e colo do útero.

Jorge Gauthier

Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

This content has been locked. You can no longer post any comment.

Repórter Bahia/Materias em vídeo

Pelo menos 59 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas após um homem atirar do 32º andar do Mandalay Bay, um famoso cassino e resort de Las Vegas (EUA), contra uma multidão em um festival de música na noite deste domingo (horário local, madrugada desta segunda em Brasília). A ação já é considerada o maior ataque a tiros da história dos Estados Unidos. O massacre foi reivindicado pelo Estado Islâmico. O atirador, identificado como Stephen Paddock, de 64 anos, teria jurado lealdade ao grupo há alguns meses, segundo a Reuters, citando a agência Amaq, que é ligada aos extremistas. No entanto, o FBI, a polícia federal americana, afirma que não foi encontrada nenhuma evidência de conexão de Paddock com grupos terroristas internacionais. Mais cedo, o xerife da polícia de Las Vegas, Joseph Lombardo, disse acreditar que não se trata de um atentado terrorista e afirmou que o atirador era um morador local, um "lobo solitário". A primeira informação oficial era de que o suspeito havia sido morto por policiais. Mais tarde, no entanto, Lombardo afirmou que o atirador se matou antes da chegada das forças de segurança. Ligadas a ele, foram encontradas 42 armas - 23 armas na casa dele, em Mesquite, e 19 no hotel. Por G1.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Governo aprova plano para acabar com vacinação contra aftosa até 2026

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou a versão definitiva do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa). O plano começa a valer este ano e continua até 2026. O objetivo é que o Brasil seja considerado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) um país livre da doença sem vacinação a partir de 2023.

O vírus da febre aftosa é altamente contagioso. O animal afetado apresenta febre alta que diminui após dois a três dias. Em seguida, aparecem pequenas bolhas que se rompem, causando ferimentos. O animal deixa de andar e comer e, no caso de bezerros e animais mais novos, pode até morrer. A transmissão pode ocorrer por meio da ingestão de água e alimentos contaminados pela saliva de animais doentes. O vírus é resistente, podendo sobreviver durante meses em carcaças congeladas.

Clique na foto e confira matéria completa.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net