You are here: Home
Sexta, 15 Dez 2017

******

*

90 anos de Ariano Suassuna, ‘poeta por excelência’

Apaixonado pela cultura popular brasileira e com a alma do sertão nordestino, o dramaturgo e escritor Ariano Suassuna também criou personagens universais. A obra e a vida do paraibano nascido no dia 16 de junho de 1927 em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, foram inspiradas pelos improvisos e pelas diversidades das tradições culturais do Nordeste. Após a trágica morte do pai, o ex-governador da Paraíba João Suassuna, assassinado no Rio de Janeiro por motivos políticos em meio à Revolução de 30, ele se mudou com a família para a fazenda em Taperoá (PB). Lá passou a infância e entrou em contato com o povo sertanejo e seus causos: “um mundo de sol e de poeira”, como dizia. Conheceu a literatura de cordel, os desafios da viola e o teatro de mamulengo, presentes, mais tarde, em suas peças, romances, poesias e ensaios.

Estudante da Faculdade de Direito do Recife, onde ingressou em 1946, Suassuna fundou com Hermilo Borba Filho o Teatro do Estudante de Pernambuco. No ano seguinte, escreveu sua primeira peça: “Uma mulher vestida de sol”. Já advogado, recebeu em 1950 o Prêmio Martins Pena por “Auto de João da Cruz”. Mas foi com “Auto da Compadecida” (1955) que o dramaturgo passou a ter projeção nacional. No dia 4 de dezembro de 1956, a seção “O GLOBO nos Teatros” publicou notícia sobre o I Festival de Amadores Nacionais, e a peça era uma das escolhidas pela Fundação Brasileira de Teatro.

No início de fevereiro do ano seguinte, “Reprise de A Compadecida” ganhava o título da abertura da seção. Ela contava que as apresentações do espetáculo de Suassuna, então com 29 anos, haviam lotado todas as noites o Teatro Dulcina, no Centro do Rio. Assinada pelo crítico teatral, escritor, tradutor e professor Gustavo Doria, a coluna elogiava o autor: “poeta por excelência, conjuga o local ao universal. Sob o arcabouço clássico dos mais característicos originais do teatro europeu (...), nos oferece um diálogo, pleno de atualidade, sobre conflitos e problemas de uma universalidade permanente”.

Considerado por especialistas um dos maiores dramaturgos do teatro brasileiro, ao lado de Nélson Rodrigues, Suassuna foi influenciado por clássicos britânicos e franceses, a começar por Shakespeare e Molière. Sempre marcado pela narrativa oral e pela poética sertanejas, o escritor também recebeu influências dos ibéricos. Inspirou-se no poeta espanhol Federico García Lorca (1898-1936), do mítico grupo La Barraca, além da dramaturgia de Calderón de la Barca e da obra do português Gil Vicente. Ilustrador dos próprios livros, Suassuna teve alguns dos seus clássicos adaptados para o teatro, o cinema e a televisão. O seu romance “A Pedra do Reino” (1971) , por exemplo, ganhou adaptação de Antunes Filho para o teatro. Já “Auto da Compadecida” — peça que remonta ao auto da Idade Média — chegou à TV e ao cinema pelas mãos do diretor Guel Arraes, com Selton Mello e Matheus Nachtergaele dando vida a seus personagens centrais, Chicó e João Grilo.

Com o seu estilo simples e comunicativo, suas aulas-espetáculo (e de bom humor) sempre atraíram multidões durante décadas. Nelas, mesclando piadas e crítica social, conversava sobre a cultura brasileira, suas origens ibéricas, os violeiros e cantadores até os cordéis. Falava sobre o Brasil e o mundo. Muitas vezes, era ovacionado por um público de pé. Em 1970, no Recife, Suassuna criou o Movimento Armorial. Era a sua guerrilha cultural: a defesa da criação de uma cultura erudita com raízes nas tradições populares brasileiras. Ficou célebre o concerto “Três séculos de música nordestina – do barroco ao Armorial”, em meio a exposições de gravura, pintura e escultura.

Em 1989, o sertanejo foi eleito para a Associação Brasileira de Letras (ABL). Em seu discurso de posse, em agosto de 1990, Suassuna defendeu “recriar as instituições do Brasil oficial de acordo com a verdade do Brasil real”, citando Euclides da Cunha.

— Sempre que nos descobrirmos no caminho do erro e do processo histórico oficial, devemos obrigar-nos a um exame de consciência tão rigoroso quanto os religiosos, procurando então retomar o caminho real oposto. É o que teremos de fazer a cada instante, se é que desejamos realmente transformar o nosso país numa verdadeira nação, num Brasil que seja grande e justo, e não apenas vulgar, injusto e falsamente próspero como se vem tentando — disse o imortal, que também foi professor de Estética da Universidade Federal de Pernambuco e secretário de Educação e Cultura do estado, nos anos 70, 90 e 2000.

Certa vez, o escritor fez comentário que marcou a sua paixão pela vida. Afirmou que, mesmo sem ter tido a liberdade de escolher se queria ou não nascer, não hesitaria: gostaria de viver cem vidas. Após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico, o escritor morreu, aos 87 anos, no dia 23 de julho de 2014, no Real Hospital Português, no Recife. O seu corpo foi velado no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, por onde passaram milhares de pessoas, e sepultado na tarde do dia seguinte no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Grande Recife.

Gustavo Villela/foto: Divulgação/Arquivo.

MATÉRIAS EM VÍDEOS REPORTERBAHIA.COM

Uma loja de telefonia localizada na Rua Franco Velasco, no bairro de Vista Alegre, no Subúrbio de Salvador, foi alvo de um casal de assaltantes, na tarde de segunda-feira (27). A ação do casal foi registrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento. Nas imagens é possível acompanhar o assalto, praticado por uma jovem armada com uma pistola, enquanto que um homem a aguardava dentro do veículo, um Fiat/Palio, de cor branca. Dinheiro e aparelhos celulares de funcionários e um cliente foram roubados. Segundo o proprietário da loja Ponto Phone, assaltos acontecem com frequência no bairro, mas não soube relacionar o casal a outros delitos. As informações são do Bocão News. Presa Graziele da Hora Conceição, de 22 anos, foi presa no início da tarde de hoje (28), após uma incursão da Rondesp BTS, em uma localidade conhecida como Coreia, no bairro do Pau Miúdo. Com ela foi achado aparelhos celulares, que segundo a PM, pertencem as vítimas. Ao ser presa, a jovem afirmou que a arma utilizada no crime pertence ao parceiro que também está sendo procurado pela polícia. Tribuna da Bahia, Salvador*Atualizada às 13h20/Vídeo: Bocão News.

Bandeira de Capim Grosso

Matéria Especial RepórterBahia.Com

Egito eleva para 305 mortos o balanço do pior atentado de sua história

O terror que atacou na sexta-feira, dia consagrado à oração no islã, uma mesquita repleta de fiéis no Sinai parece não ter limites. A Promotoria Geral do Egito elevou neste sábado para 305 a contagem de vítimas fatais, entre elas 27 crianças, do ataque terrorista contra um templo sufi em Bir al Abed, 40 quilômetros a Oeste da cidade de El Arish, epicentro da franquia egípcia do Estado Islâmico no Norte do Sinai. O número de feridos continua a ser 128. O atentado contra a mesquita de Al Raudá em plena reza central do início da tarde é a ação terrorista mais sangrenta registrada no país norte-africano e é uma das mais mortíferas da história em escala mundial.

Clique na foto e confira matéria completa.

Repórter Bahia, a notícia com responsabilidade!

Nessa nova fase vamos nos dedicar ainda mais e da melhor forma possível somar na sua vida com informações de todas as áreas da vida, mas pautada na ética, na verdade, no compromisso com Deus, com a vida e com as pessoas.

A todos que nos acompanham através do rádio e da internet mais uma vez o nosso muito obrigado pela amizade e confiança, obrigado por tudo e que nessa nova fase da nossa vida profissional possamos nos aproximar ainda mais e juntos construirmos um jornalismo forte, independente, um jornalismo pra fazer a diferença.

REPÓRTER BAHIA.COM, a nova marca do jornalismo da nossa Bahia, está no ar. Sejam todos bem vindos!

O que aconteceu com o Blog do Arnaldo Silva?

Gostaria de informar ainda que estamos através de Valter Oliveira que é o nosso grande parceiro administrativamente trabalhando para restaurar o blog que será utilizado nessa nova fase do nosso trabalho como link de acesso a nova marca do jornalismo da Bahia, REPÓRTERBAHIA, no ar desde essa quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016.
Entendo que mudanças como essas vão precisar de tempo para alcançar o mesmo patamar de acessos e assiduidade dos nossos leitores, mas não estamos sozinhos, temos Deus nos comando e a parceria de muitos amigos e leitores conquistados nesses sete anos de blog, nesses sete anos de muito trabalho e dedicação ao jornalismo, a nossa grande paixão na comunicação.

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net